Os artistas do Porto, a guiarem-nos pelas suas ruas

Pelouro da Cultura do município inicia em Outubro nova série de percursos culturais.

Foto
Pólo ficará na Casa Andresen Fernando Veludo/nfactos

Camilo, Sophia, a novela e a poesia, mas também a pintura, a de António Carneiro, ou a fotografia, mesmo sem autor. Quantas formas há para conhecer, através da obra de arte, uma cidade? Pelo menos doze, segundo o Pelouro da Cultura da Câmara do Porto que, este mês, inicia uma nova série de percursos culturais.

Nesta leva de circuitos, as honras do arranque vão para o Porto de Júlio Dinis, com destaque para a antiga Rua dos Ingleses, actual Rua do Infante Dom Henrique, que poderemos conhecer melhor a 13 de Outubro, a partir das 15h, guiados por Graça Lacerda. No dia 22, a partir das 14h30 sob o tópico “Quatro Figuras Literárias na Arte Pública da Cidade” somos convidados a conhecer os espaços e as obras que homenageiam o mesmo Júlio Dinis, Camilo Castelo Branco, António Nobre e Ramalho Ortigão, na companhia de Maria Augusta Marques.

No dia 23, pelas 15h, a partir da Rua Guerra Junqueiro, o destaque vai para o trabalho do arquitecto Jorge Manuel Vianna, no chamado bairro dos poetas, loteamento dos anos 30, com casas de linhas inovadoras e arrojadas para a época, mostrado por Francisco Sousa Rio. Segue-se, a 29, pelas 14h30, a perspectiva da cidade a partir da obra Porto de Outros Tempos, de Firmino Pereira, cronista do início do século XX. A guia será Isabel Andrade Silva.  

Em Novembro, os Percursos Culturais regressam no dia 6, com uma viagem à cidade medieval do romance de Arnaldo Gama A Última Dona de São Nicolau (Episódio da História do Porto no Século XV), e do idílio amoroso, proibido entre um judeu e uma cristã. A cicerone será Orquídea Félix. No dia dez, o objecto de inspiração para um percurso pelo Centro histórico, até à zona ribeirinha, é uma fotografia panorâmica da cidade, de 1886, que nos será explicada por Manuel Araújo.

A 13 de Novembro, às 15h, vamos “Pelos Caminhos de Sophia”, a partir, claro, da Casa Andresen e do Jardim Botânico, tão presentes na sua poesia. Domingas Vasconcelos será a guia deste que promete ser um dos percursos mais concorridos. No dia 19, começando no Terreiro da Sé, às 14h30, vamos, com Isabel Andrade Silva, atrás do Porto Azul do pintor António Carneiro, artista merecedor de um segundo percurso inspirado na sua obra, agendado para 27 de Novembro.  Neste caso, António Almeida seguirá a relação entre a obra literária e pictórica desta grande figura que o Porto adoptou.

Os três últimos percursos, a 4, 12 e 17 de Dezembro, procuram o Porto nos textos do romancista Camilo Castelo Branco (guiado por António Moura e com arranque no Centro Português de Fotografia, às 15h), do poeta Eugénio de Andrade (ajudados por Maria João Sampaio, a partir da Biblioteca Pública Municipal, às 15h30), e do “repórter” Ramalho Ortigão, com apoio de Isabel Andrade Silva e início no Jardim de São Lázaro, a partir das 14h30. Os bilhetes para estas iniciativas podem ser comprados nas bibliotecas e museus municipais, nos teatros do Rivoli e do Campo Alegre e nos postos de turismo. Custam três euros, para um percurso, ou quatro euros, para três caminhadas à escolha.

Sugerir correcção
Comentar