Oposição em Cascais acusa executivo de “impor” orçamento penalizador aos munícipes

Vereadora independente Isabel Magalhães queixa-se de não lhe ter sido reconhecido o direito de oposição. Orçamento para 2015, de 159 milhões de euros, foi aprovado.

Foto
O Orçamento Participativo de Cascais bateu, no ano passado, o recorde de participação Rui Gaudêncio

Os partidos da oposição na Câmara de Cascais, de maioria PSD/CDS, acusaram o executivo liderado por Carlos Carreiras de lhes negar direitos e de impor um orçamento municipal que irá penalizar os munícipes.

Em comunicado, os vereadores do PS, da CDU e do movimento independente Ser Cascais afirmam que a maioria PSD/CDS "impôs", na reunião de executivo desta quarta-feira, "a aprovação do orçamento para 2015 e das Grandes Opções do Plano, que prevê o significativo aumento da colecta fiscal e uma diminuição das prestações socias do município".

Os vereadores da oposição referem que reclamaram, no início dos trabalhos, que o debate sobre o orçamento fosse adiado para uma próxima reunião, por não terem sido consultados "em tempo razoável, conforme o legalmente estipulado".

"Na única reunião realizada apenas foi prestada uma informação verbal sobre intenções e generalidades sendo que a vasta documentação orçamental [364 folhas, segundo a vereadora independente Isabel Magalhães] só foi disponibilizada aos partidos na passada segunda-feira", indicam os vereadores da oposição.

Isabel Magalhães, do Ser Cascais, citada no mesmo comunicado, disse que "nem sequer esse direito lhe foi reconhecido".

"Peremptoriamente, a maioria PSD/CDS recusou alargar o período de análise do orçamento e impôs a imediata aprovação integral das suas propostas", refere a oposição, sublinhando que "os munícipes de Cascais verão agravada em 2015 a sua colecta fiscal e terão menos e pior prestação de apoio às famílias por exclusiva opção da coligação".

Confrontado com as acusações, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, disse esta quinta-feira à Lusa que "a atitude da oposição não surpreende". "É mais do mesmo. É uma oposição que fala demais e trabalha de menos, que não propõe, só destrói, que tenta envenenar o espaço público com mentiras e calúnias e que não tem qualquer estatura democrática nem respeito pela civilidade que gostamos de cultivar", concluiu o autarca.

A Câmara de Cascais aprovou o orçamento municipal para 2015 no valor de 159 milhões de euros.
 

 

Sugerir correcção
Comentar