Oeiras vai ter seis espaços para graffitis

Câmara diz-se apostada na promoção da arte urbana.

Foto
Câmara quer promover graffiti como forma de arte urbana Pedro Cunha/Arquivo

O concelho de Oeiras vai dispor de seis espaços onde será possível e legal fazer graffitis, que a Câmara Municipal quer promover como uma forma de arte urbana.

Em comunicado, a autarquia explica que quer afastar a ideia de que o graffiti é uma forma de vandalismo, “elevando-o ao estatuto de arte urbana”. Para isso vai disponibilizar dois locais na freguesia de Paço de Arcos e quatro em Caxias, onde a prática será incentivada.

Os locais abrangidos pela iniciativa Graffita Só Aqui são, em Paço de Arcos, o edifício do Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia, no Jardim Municipal e a parede exterior do polidesportivo do Alto da Loba, na Rua Instituto Conde de Agrolongo. Na freguesia de Caxias, os espaços disponíveis ficam na Rua Álvaro Esteves, na zona do Alto do Lagoal; na Avenida João de Freitas Branco, em Laveiras; na Rua Maria Albertina e na Rua Belo Marques, no Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro e ainda no túnel da Praia do Lagoal.

Segundo o comunicado da Câmara de Oeiras, “o projecto vai permitir a disponibilização de locais onde fazer graffiti será não apenas permitido mas mesmo incentivado, enquanto meio de valorização do espaço público, combatendo o preconceito associado à destruição do património”.

Os locais onde vai ser possível fazer graffitis estarão identificados. Nesses espaços "todos poderão, livremente e de forma conscienciosa, dar largas ao seu talento e imaginação”, cumprindo as regras de participação.
 

Sugerir correcção
Comentar