Obras nos Clérigos começam segunda-feira

No mesmo dia o arquivo da torre é transferido para a Casa da Prelada.

Foto
A igreja e torre vão estar em obras ao longo de todo o ano de 2014 Adelaide Carneiro

O edifício dos Clérigos entra em obras na próxima segunda-feira. O arranque dos trabalhos que vão prolongar-se durante todo o ano de 2014 está marcado para as 14h30. Ainda antes de começar a empreitada, já está programada a re-inauguração para o dia 12 de Dezembro do próximo ano, uma data simbólica para o ex-libris da cidade do Porto, cuja sagração ocorreu nesse dia, em 1779.

Segunda-feira, pelas 14h30, terá lugar a cerimónia de assinatura de todos os contratos relacionados com a empreitada orçada em 2,6 milhões de eros e comparticipada por fundos europeus. Estarão presentes o presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte, Emídio Gomes, os responsáveis pelo programa de financiamento Jessica/BPI, os representantes da empresa que irá executar a obra, a Signinum, e ainda a empresa responsável pela fiscalização da empreitada, a Prospectiva.

Em comunicado, a Irmandade dos Clérigos salienta que na segunda-feira regista-se outro "momento histórico", com a transferência do Arquivo dos Clérigos para a Casa da Prelada, da Misericórdia do Porto.  A mudança deverá ocorrer ao longo de todo o dia e contempla o transporte da totalidade do arquivo documental existente na Torre, nomeadamente livros e registos com cerca de 300 anos, correspondendo a mais de 20 mil páginas de história.

Sugerir correcção
Comentar