A bênção das fitas dos finalistas da Universidade de Lisboa decorre este ano no Terreiro do Paço, devido às obras de requalificação da Alameda da Universidade, uma medida que deixou os estudantes “compreensivelmente desiludidos”.
Nos últimos anos, o evento tem decorrido na Alameda da Cidade Universitária, juntando os milhares de estudantes que terminam os seus cursos e as suas famílias. Mas devido às obras de requalificação da Alameda da Universidade, que só deverão ficar prontas em meados de Junho, a cerimónia, habitualmente marcada para Maio, terá lugar no Terreiro do Paço.
“Vai ser exactamente a mesma coisa. Não tem nada de estranho. Só que este ano há a questão das obras, que não estavam previstas. Era suposto começarem mais cedo. Como só começaram agora tivemos de arranjar um outro local, que é o Terreiro do Paço”, disse à Lusa a directora da Pastoral Universitária de Lisboa, Helena Neves.
A responsável pela organização recordou que a cerimónia já teve lugar em diversos pontos da cidade, como o Campo Pequeno ou em Belém.
O presidente da Associação Académica da Universidade de Lisboa, João Marecos, admitiu à Lusa que os finalistas ficaram “compreensivelmente desiludidos” pela alteração do espaço para a realização da bênção, principalmente pela simbologia da Alameda.
“Preferiam que fosse lá. Mas não é nada que levem a peito, porque as obras têm de ser feitas. Não me tem chegado nenhuma queixa entretanto”, disse o estudante de Direito.
A requalificação da área foi um dos projectos mais votados no Orçamento Participativo de 2011 e prevê a criação de uma praça central na Alameda da Universidade no lugar do actual parque de estacionamento da reitoria e a sua arborização, bem como uma esplanada junto à faculdade de Direito.
Devido às obras na Alameda, o trânsito está condicionado na zona.

Comentários