O Tomi do Rossio é o “rei” das selfies nas ruas de Lisboa

Plataformas digitais que têm informações úteis para quem visita a capital atingiram o pico de procura em Abril, com 1,2 milhões de interacções.

Foto
Equipamentos foram instalados nas estações de metro em Novembro Miguel Manso

Primeiro conquistou as estações do metro de Lisboa, depois as ruas. O Tomi, uma plataforma digital interactiva que disponibiliza informações úteis aos visitantes das cidades, atingiu em Abril o pico em termos de procura: nesse mês, os tablets gigantes instalados na capital registaram 1,2 milhões de interacções, metade delas para tirar fotografias.

Segundo dados fornecidos pelas empresas responsáveis – a operadora de publicidade Multimedia Outdoors Portugal (MOP) e a TomiWorld, empresa de Viseu que desenvolveu a tecnologia – a plataforma que atraiu mais pessoas foi a do Largo Camões, no Chiado, com 147 mil interacções (número de toques em cada acção dos módulos existentes, como notícias, agenda ou transportes) em Abril.

A opção mais procurada é a que permite tirar fotografias (selfies) e depois enviá-las para o e-mail do utilizador: 582 mil interacções no mês passado, na totalidade dos equipamentos. O Tomi do Rossio é o “selfie master” das plataformas instaladas na rua, com 2520 fotografias enviadas por e-mail. Já nas estações de metro, o que tira mais fotografias é o da Baixa-Chiado, com 1584 só em Abril.

A secção de eventos foi a segunda mais procurada (quase 285 mil interacções), seguida das de pesquisa (131 mil), transportes (122 mil) e notícias (85 mil). Nos dispositivos, os utilizadores encontram gratuitamente notícias locais, a agenda cultural da cidade, informações sobre pontos de interesse próximos como parques, monumentos, restaurantes ou lojas, e podem pesquisar tudo sobre a rede de transportes públicos.

A análise da utilização diária permite concluir que os Tomis instalados na rua são mais procurados à noite, sobretudo por jovens, e que os dispositivos existentes nas estações do metro são mais utilizados nas horas de ponta (ao início do dia e ao fim do horário de trabalho), correspondendo a um público mais adulto.

Os primeiros Tomis de Lisboa foram instalados em Novembro nas principais estações de metro e um mês depois já estavam na rua, com o apoio da Câmara de Lisboa e da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC). A rede actual tem 39 equipamentos, contando com o que chega agora ao Saldanha. Os próximos serão instalados nos Restauradores e nas Amoreiras.

"Os lisboetas parecem reconhecer o Tomi na rua como um bem comum e a prova disso é, não só o numero de interações geradas, mas também o respeito que tem havido pelos suportes e o reconhecimento público e popular", escrevem as empresas num comunicado.

Segundo a TomiWorld, a rentabilidade dos Tomis é assegurada pela publicidade, em vídeo, presente nos equipamentos. A empresa apostou também num jogo publicitário interactivo, designado "Toca-me se puderes", que põe à prova os reflexos e a rapidez dos utilizadores. Entre Março e Abril, este jogo gerou mais de 30 mil interacções.

Além da capital, existem já alguns dispositivos instalados no Norte do país e no Algarve.

Sugerir correcção
Comentar