“O que faz afinal de um bairro um bairro?” Uma peça de teatro, talvez

“O bairro” do Teatro Independente de Paranhos (Tipar) é uma peça de teatro com o objectivo de quebrar o estigma em redor de muitos bairros sociais do Porto.

Foto
Rita França

Em cena desde 21 de Maio até este domingo no auditório da Junta de Freguesia de Paranhos, “O bairro” conta a história do professor Malaquias que procura descobrir o que é um bairro social realizando um documentário na casa de uma família que lá mora. Só que rapidamente ele vai descobrir que a imagem que tinha do bairro é um equívoco. E que muitos dos chavões associados a estas zonas não passam disso mesmo - chavões.

O protagonista vai à procura da delinquência juvenil e da apatia social para as pôr em película mas é confrontado, em vez disso, com o associativismo de moradores e as opiniões realistas e convictas dos membros da família.

Tudo começa na casa de uma avó, à hora de almoço, onde a lente atenta e intrusiva de uma câmara a impede de colocar a mesa pronta para os netos e a filha almoçarem. O documentário é a prioridade do professor e do ajudante que o acompanha. Os netos, a filha e a sala desimpedida são as preocupações desta avó, ainda pouco consciente do que o documentário verdadeiramente implica.

O actor Francisco Santos, que interpreta o professor Malaquias, diz que “a sua missão na peça” é personificar uma crítica à sociedade. Já Ricardo Alves, responsável pela encenação e escrita de “O bairro”, afirma que a aposta na personagem passou por caracterizá-la como alguém “de esquerda, com a necessidade de defender o Estado social”, mas que “não está interessada em ver além do próprio umbigo”.

A peça pretende aproximar-se da realidade dos bairros do Porto, que é muito mais complexa do que a imagem estereotipada muito comum a quem os vê de fora. “A delinquência, a marginalidade, o fracasso estão em toda a sociedade. Não é um parasita do bairro ou da ilha”, defende Francisco Santos. A função das personagens de Beatriz Furtuoso (Joana) e André Martins (Pedro) é mostrar precisamente que nos bairros há muito mais a acontecer. Ela é uma especialista em engenharia química, prestes a começar o mestrado nos Estados Unidos com as despesas pagas pela empresa onde trabalha. Ele é um artista de rua que toca harpa. Os dois são irmãos e vivem com a mãe no apartamento da avó, num qualquer bairro social da cidade.

As actividades de ambos levam o professor a considerá-los excepções à regra. A Joana, porque trabalha num call center especializado e o Pedro, porque a harpa não é aparentemente um instrumento musical que se associaria a um jovem que vive no bairro. “Aberração estatística” é a designação que o professor Malaquias atribui ao jovem porque não o considera, a ele e à irmã, representativos do bairro. O professor Malaquias questiona mesmo a continuidade do documentário: “Mas que é que se passa aqui?! Eu assim não vou conseguir fazer o meu documentário! Vocês estão a fazer tudo mal”. Para o professor, Joana deveria ser uma “mulher-a-dias” e Pedro deveria estar dedicado ao hip hop e não à música clássica.

A actriz Andreia Dias, de 35 anos, dedica-se ao teatro desde os 13 anos e vive num bairro social. Para ela, a diversidade de pessoas e histórias são a realidade do lugar onde vive, logo a delinquência não tem de ser uma via. “Mais do que levar a peça aos moradores, acho que é importante levá-la até às pessoas que criam estereótipos do que são os bairros”, afirma.

A personagem que interpreta, Maria Fernanda, é uma mulher desempregada que se vê obrigada a ir viver com os filhos, Joana e Pedro, para a casa da mãe. O marido emigrou e tudo o que está a ocorrer na sua vida deixa-a desanimada. Mais do que a vida no bairro, a peça retrata a sociedade portuguesa actualmente: filhos que regressam à casa dos pais, porque não conseguem ultrapassar as restrições económicas.

A dinamização cultural e social acompanha a vida de Maria Fernanda e dos filhos na associação de moradores e contribui para o reconhecimento de que existe vida no bairro para além dos problemas sociais. Isto foi também algo de que Ricardo Alves se apercebeu quando iniciou a pesquisa para escrever a peça e que o levou a desenvolver um trabalho que procura contribuir para a reflexão sobre estes espaços, tantas vezes desligados do resto da cidade.

Ricardo Alves baseou-se nas conversas que teve com os moradores de bairros sociais para escrever a peça, e percebeu que estes lugares estão diferentes do que eram. “O que eu sinto que mais mudou nos bairros foi o desaparecimento de associações, de instituições que já estiveram nos bairros e que entretanto saíram. O que existe hoje é, sobretudo, o associativismo de moradores”, afirma. Projectos como o Teatro Independente de Paranhos (Tipar) procuram remar contra a maré desta inactividade nos bairros. Para o encenador, a companhia deve ser valorizada pela “coragem para construir algo pequeno” e que envolva a comunidade.

A solidariedade que se encontra num bairro ou numa ilha acaba por estar presente no trabalho da companhia. André Martins tem formação em Teatro e não duvida que o teatro profissional é diferente do amador, sobretudo no que toca ao público. “Esta peça é o que eu idealizo no teatro e o que me levou a aceitar a proposta do Tipar. Não é o teatro erudito, as pessoas identificam-se. Não é o teatro para as pessoas, é com as pessoas.”, defende.

André Martins e Beatriz Furtuoso são os únicos actores com formação na área, já Francisco Santos, Fátima Costa, Andreia Dias e Diogo Muge são actores amadores, mas com “historial” no percurso do Tipar. Para Rui Dias, director da peça, o evento “descentralizou a cultura para Paranhos”. Porque, defende, a cultura não deve estar fechada numa única casa de espectáculos, ela pode e deve acontecer “noutros sítios da cidade.” 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar