O Pai Natal gigante de Águeda é tão alto como um prédio de sete andares

A estrutura estará no local até ao início de Janeiro com o objectivo de atrair visitantes ao concelho. Já foi apresentada uma candidatura a recorde do Guinness.

Foto

Começou a ser montado há quase um mês e as suas 250 mil lâmpadas LED acendem-se este sábado, dia 28. “O Pai Natal tem 21 metros, o equivalente a um prédio de sete andares”, refere Edson Santos, vereador do turismo, do comércio e da promoção do concelho de Águeda, explicando que esta é mais uma aposta para promover o comércio local e levar pessoas à cidade. A primeira fase da candidatura a recorde do Guinness de maior Pai Natal do Mundo já foi concluída.

A construção do Pai Natal foi feita “a partir de uma estrutura de alumínio e ferro já existente”, pertencente à empresa que se responsabilizou pela sua montagem, explica Edson Santos, acrescentando que a estrutura se encontra envolvida por cordões de luz luminosos, lâmpadas LED e fitas de Natal.

“Foi feito um investimento de 40 mil euros mais IVA, o que corresponde a um total de cerca de 49 mil euros”, adianta o vereador. “Não haverá retorno directo porque não vamos cobrar as visitas”, mas acredita que consigam recuperar o investimento através da “promoção do concelho e da sua imagem”.

O Pai Natal – sentado numa caixa de presente de 9 por 12 metros – pode ser visitado até 11 de Janeiro, no Largo 1º de Maio da cidade pertencente ao distrito de Aveiro. Para além do Pai Natal, existirão outras actividades durante a época natalícia, como um concurso de monstras de Natal e várias actividades de índole cultural, assim como uma iluminação da cidade “fora do normal”, conta Edson Santos.

“Pretendemos manter a dinâmica cultural ao longo de todo o ano na cidade e não só durante o Agitágueda e a Festa do Leitão”, afirma o vereador da Câmara de Águeda. O Agitágueda, cuja décima edição se realizou este ano, é um evento com a duração de 23 dias que alia concertos gratuitos, uma zona de restauração e várias outras actividades. Atrai milhares de visitantes todos os anos e é conhecido pelos guarda-chuvas multicolores suspensos pelas ruas da cidade.

Feita está a primeira fase de candidatura a recorde do Guinness, onde é apresentada a intenção de participação e as características do Pai Natal. A segunda fase corresponde à verificação por parte de um júri para perceber se reúne as condições necessárias para fazer parte do livro Guinness World Records.

Já em 1997, em Singapura, um pai natal com 15,6 metros de altura entrou para o livro do Guinness e, em Torres Vedras, no ano de 2006, um Pai Natal com 16 metros de altura também entrou para o livro de recordes mundiais por ser a “maior marioneta do mundo” já que se levantava e mexia através de um processo electrónico.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar