Novo terminal de cruzeiros do porto de Leixões inaugurado a 20 de Maio

Edifício permite a este porto acolher cruzeiros com ponto de partida em Matosinhos.

Foto
Novo terminal de cruzeiors de Leixões Paulo Pimenta

O novo terminal de cruzeiros do porto de Leixões, em Matosinhos, vai ser inaugurado a 20 deMaio, cerimónia oficial à qual se segue um fim de semana de portas abertas à comunidade.

O investimento global na infraestrutura ultrapassou os 50 milhões de euros, tendo a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) adiantado à agência Lusa que a inauguração oficial do "maior projeto de sempre de abertura do porto à cidade" está marcada para dia 20 de Maio, quarta-feira, ao meio-dia. No fim de semana seguinte, a 23 e 24 de Maio, o novo terminal de cruzeiros do porto de Leixões vai estar de portas abertas ao público, entre as 10h e as 20 horas.

Da autoria do arquitecto Luís Pedro Silva, a infra-estrutura permite o início e o fim de cruzeiros em Matosinhos, aumentando assim o fluxo de navios e de passageiros, juntando-se assim ao novo cais inaugurado em abril de 2011. O edifício principal será também partilhado pelo Parque de Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade do Porto, uma localização que permite que os investigadores que trabalham sobre o mar estejam em grande proximidade com o seu objecto de estudo. Prevê-se uma população universitária a rondar as 300 pessoas.

Segundo a APDL, para 2015 estão já previstas mais de 90 escalas de navios de cruzeiro, sendo que a maioria irá atracar no novo terminal de Matosinhos e, representará a entrada de mais de 125 mil visitantes no Porto e região Norte de Portugal, contribuindo este equipamento ainda mais para o crescimento do turismo.

"Localizado na fachada Atlântica, o novo terminal de cruzeiros do porto de Leixões é perfeito para fazer a ligação com os circuitos do Mediterrâneo e Norte da Europa e, com a crescente tendência para circuitos de curta duração (4 e 5 dias), tornando-se um destino ideal quando interligado a outros portos portugueses, portos da Península Ibérica, ou outros portos no Espaço Atlântico", considera a APDL.

Em Janeiro, o presidente da APDL, Brogueira Dias, explicou à agência Lusa que depois da inauguração oficial ficará apenas a faltar a ligação directa ao concelho de Matosinhos, projecto que, da parte do Porto de Leixões, já está consolidado, estando a ser preparado o lançamento de um concurso público para a obra que "é indispensável por questões de segurança".

O processo de abertura do terminal ao público estará concluído em 2016 e, nessa altura, o edifício irá contar com um restaurante e uma loja de artigos regionais e locais, explicando a APDL que uma outra valência deste edifício será a de espaço para realização de eventos, conferências e outras atividades.

Sugerir correcção
Comentar