Vespas europeias picaram alunos e um adulto em Escola de Amarante

Registaram-se nove feridos ligeiros no incidente mas autoridades já eliminaram o ninho. Em Matosinhos, é a vespa asiática que dá luta.

Foto
A vespa asiática transformou-se num praga em Portugal

Nove pessoas sofreram ferimentos ligeiros na Escola Básica 2,3 de Amarante depois de terem sido picadas por vespas europeias. O ninho, encontrado na escola, foi destruído na manhã desta terça-feira.

Os Bombeiros Voluntários de Amarante foram chamados ao local pelas 11h e, segundo disse o comandante Rui Ribeiro disse ao PÚBLICO, a destruição do ninho e dos animais foi feita de imediato. “Não se justifica voltar ao local porque o ninho foi destruído na hora. Contudo, combinamos com elementos da Protecção Civil que eles passariam pela escola durante a tarde, por uma questão de precaução”, explicou.

No incidente ficaram feridas oito crianças e um adulto. A assistência foi feita inicialmente no local, uma vez que os feridos apenas apresentavam edemas generalizados. Ainda assim, durante a manhã duas das crianças foram transportadas, por precaução, para o Hospital de Amarante, tendo recebido alta ainda durante a tarde. 

Na escola estiveram uma viatura de emergência médica e reanimação, uma ambulância de suporte imediato de vida, seis ambulâncias dos bombeiros, bem como elementos da GNR e da protecção civil.

Além deste caso envolvendo a vespa europeia, a Protecção Civil de Matosinhos anunciou à Lusa que tinha destruído, nos últimos dias, quatro ninhos de vespa asiática. Os ninhos desta espécie de vespa têm vindo a aumentar na região e obrigaram já a Câmara do Porto a contratar serviços para proceder à sua eliminação.

Nesta terça-feira, durante a reunião da Câmara do Porto, o vereador da Fiscalização, Manuel Sampaio Pimentel, explicou que o município irá pagar 30 mil euros à Associação de Apicultores do Norte de Portugal pelo auxílio no extermínio de ninhos de vespa asiática. Questionado pelo vereador da CDU, Pedro Carvalho, sobre o destino daquela verba, Sampaio Pimentel justificou o gasto precisamente com o aumento dos casos de vespas asiáticas na cidade. Segundo Manuel Sampaio Pimentel a associação destruiu, no ano passado, a título gratuito, 14 ninhos deste tipo de vespa. “Nesta altura já lá vão 51 ninhos destruídos e temos informação que há um aumento significativo. A ajuda gratuita da associação passou a não ser comportável para eles”, disse.

Sugerir correcção
Comentar