Neve corta estradas na Serra da Estrela e no Interior Norte

Vias de acesso ao maciço central da Serra da Estrela “estão todas cortadas, menos a via que liga Seia ao Sabugueiro”. Viseu é o distrito com mais estradas vedadas à circulação automóvel.

Foto
Neve começou a cair com mais intensidade a partir das 5h desta segunda-feira Nelson Garrido

A queda de neve registada no Interior Norte do país desde a noite de domingo obrigou, segundo os vários Centros Distritais de Operações de Socorro (CDOS) contactados pelo PÚBLICO, ao corte e ao condicionamento de várias Estradas Nacionais (EN) e Municipais (EM) nos distritos de Vila Real, Viseu e Guarda.

Estão cortadas ao trânsito a EN15, na zona da Pousada do Marão, Ansiães, e a EN101, que faz a ligação entre Amarante e Mesão Frio, está encerrada na zona do Alto de Quintela. Ainda no distrito de Vila Real, não há circulação rodoviária devido à neve na EN304, na ligação entre Campeã e Mondim de Basto, e na EM312-1, entre Lamas de Olo e Mondim de Basto.

Viseu é o distrito onde se registam mais estradas vedadas à circulação automóvel. Segundo o CDOS de Viseu, estão cortadas a EN321, entre Castro Daire e Cinfães, na Serra do Montemuro - intransitável desde as 23h de domingo -, a EN2, que liga Magueija a Bigorne, no concelho de Lamego, e a EN328, que faz a ligação entre Pinheiro, Alvite e Tarouca. Estão ainda com circulação condicionada a EN226, entre Moimenta da Beira e Lamego, e diversas estradas municipais do distrito: EM553 (entre S. Cipriano e Bigorne), EM553-1 (entre Felgueiras e Bigorne), EM515 (entre Arcas e Chavães), EM323 (entre Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva) e EM226 (entre Moimenta da Beira e Lamego). 

Na Guarda, a capital de distrito acordou nesta segunda-feira coberta de neve, mas estas condições atmosféricas não estão a provocar, para já, problemas rodoviários, disse fonte do respectivo CDOS. “Como precaução, os automobilistas devem procurar as vias principais, nomeadamente a VICEG - Via de Cintura Externa da Guarda, e o corredor de acesso ao Hospital Sousa Martins e evitar as ruas de maior inclinação”, referiu a mesma fonte.

No domingo, começou a nevar pelas 21h e a partir das 5h desta segunda-feira a neve “caiu com maior intensidade”, cobrindo de branco a cidade. Segundo o CDOS, as estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela “estão todas cortadas, menos a via que liga Seia ao Sabugueiro”.

Fonte do Destacamento de Trânsito da GNR da Guarda confirmou que apesar da neve nas estradas e auto-estradas da região, exceptuando nas da Serra da Estrela, “está tudo a circular”.

O coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, Eduardo Matas,  também refere que as ruas da cidade e as vias de acesso estão todas transitáveis, existindo apenas “alguma dificuldade na parte mais alta”.
 

Sugerir correcção
Comentar