Neve cai na Serra da Estrela a um mês do Verão

Seis distritos foram colocados em alerta amarelo por possibilidade de queda de neve.

Foto
A neve não está a afectar a circulação de veículos. Na imagem, uma fotografia tirada em Dezembro de 2012 Adriano Miranda

A neve está nesta quinta-feira a cair na Serra da Estrela, em plena Primavera, sem causar problemas à circulação rodoviária.

"Está a nevar, mas ainda não pega [nas estradas]", disse à agência Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos, que notou tratar-se de uma situação invulgar para a época.

"Nesta altura do ano já não era para isto acontecer", referiu, indicando que na zona da Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental, os termómetros marcam um grau negativo.

O elemento do Centro de Limpeza de Neve referiu que "nunca tinha visto nevar tão tarde". Disse que o serviço está pronto a intervir nas estradas, "se tal for necessário", uma vez que, nas próximas horas, as previsões apontam para a queda de mais neve.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos do Norte e do Centro sob aviso amarelo para queda de neve: Braga, Viana do Castelo, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança.

A pouco mais de um mês do início do Verão, poderá haver aguaceiros de neve nas terras altas de Minho, Trás-os-Montes e Serra da Estrela, desde a madrugada de sexta-feira até domingo, e as temperaturas vão descer mais ainda no interior e manter-se inalteradas no litoral pelo menos até terça-feira.

Em comunicado, o IPMA precisa que, por causa de uma massa de ar polar “transportada na circulação conjunta de uma depressão centrada nas Ilhas Britânicas e um anticiclone localizado a noroeste do arquipélago dos Açores”, a instabilidade do tempo deverá manter-se por mais alguns dias.

Assim, as temperaturas máximas no litoral oscilarão entre os 14 e os 16 graus centígrados, ao passo que no Interior, sobretudo nas zonas mais elevadas, as máximas serão muito baixas e as mínimas poderão atingir valores entre zero e quatro graus.


 

Sugerir correcção
Comentar