Neve cai na região da Guarda em plena Primavera

Protecção Civil diz estar preparada para actuar se as condições se agravarem. Na Serra da Estrela já foram cortadas estradas.

Fotogaleria
Fotografia das 10h44, na rua Manuel da Fonseca, com vista para a Rua Prof. Agostinho da Silva, no Bairro da Senhora dos Remédios, na Guarda Fernando Pereira
Fotogaleria
Fotografia tirada cerca das 11h, na Guarda Inês Pinto
Fotogaleria
José Manuel Barros
Fotogaleria
Neve em Trancoso Mário Salvador
Fotogaleria
Fotografia tirada às 10h30 na rua Virgílio Ferreira, Guarda Rui Sousa
Fotogaleria
Imagem captada na freguesia dos Trinta, Guarda, às 11h Regina Vieira

A cidade e a região da Guarda assistem nesta segunda-feira à queda de neve, mas não há registo de problemas rodoviários, uma vez que os flocos “não pegam” nas estradas, disse fonte da Protecção Civil. Já na Serra da Estrela a situação complicou-se e não se circula entre Piornos, Torre e Lagoa Comprida.

Na cidade da Guarda, onde os termómetros marcam dois graus de temperatura máxima, a neve começou a cair por volta das 9h30.

“São aguaceiros de neve e não pega” no solo, disse Eduardo Matas, comandante do Serviço Municipal de Proteção Civil da Guarda.

Apesar de a neve ainda não ter pegado nas estradas, pelas 10h40, após uma queda mais intensa, os flocos “pintavam” de branco os telhados e as árvores.

Eduardo Matas adiantou que a protecção civil está apta a enfrentar qualquer situação anormal que ocorra nesta época do ano, em plena Primavera, quando é invulgar nevar na região.

“Temos o dispositivo montado, temos um limpa-neves e sal. Se for necessário actuar, os nossos meios estão prontos a intervir, mas estou convencido de que não pega” nas estradas, disse o responsável.

A neve também cai na zona de Foios, próximo da fronteira com Espanha, no concelho do Sabugal.

“Está a cair [neve] com bastante intensidade. Os telhados já estão branquinhos”, contou o presidente da junta de freguesia, José Manuel Campos, que considera a situação “bastante invulgar”.

O autarca, de 65 anos, apenas recorda, “quando era estudante”, de ter visto um nevão nesta época: “Foi no mês de Abril e ficámos bloqueados dois ou três dias.”

Cortes na Serra da Estrela

Na Serra da Estrela, entretanto, a queda de neve já levou ao corte da estrada que atravessa a serra entre Piornos, Torre e Lagoa Comprida, adiantou fonte do centro operacional da empresa Estradas de Portugal na montanha. A via está fechada ao trânsito desde as 11h30 e a neve cai intensamente. As restantes estradas ainda estão abertas, mas é aconselhada máxima precaução devido à formação de gelo, acrescentou a mesma fonte. <_o3a_p>

Está em alguma destas regiões? Tem fotos ou vídeos? Envie-nos por email, com os detalhes (localidade, hora e data) para ultimahora@publico.pt.
 
 

Sugerir correcção
Comentar