Música, cinema e artes visuais invadem jardins e praças de Lisboa durante um mês

Concertos de jazz, projecções de filmes com nome de mulher e sessões de fado: o Lisboa na Rua começa quinta-feira e promete animar gratuitamente dezenas de espaços públicos da capital.

Foto
Na edição de 2013, a EGEAC quis homenagear as antigas salas de cinema de Lisboa projectando filmes diante de portas que passaram a estar fechadas Nuno Ferreira Santos

A partir desta quinta-feira e até 20 de Setembro, os principais jardins e praças de Lisboa vão ser palco de concertos, mostras de cinema e de fotografia, entre outras artes visuais. A sexta edição do Lisboa na Rua, organizado pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), mantém as iniciativas habituais e junta-lhes outras, como concertos de fado e projecções de cinema a três dimensões.

O objectivo deste festival é aproveitar a “particular topografia” de Lisboa, uma “cidade anfiteatro” com um “imponente espelho de água” aos pés e cuja “presença cénica” convida à representação, descreve a EGEAC em comunicado. A programação está disponível na íntegra no site da empresa.

Às quintas-feiras, cinco orquestras de jazz vão animar os fins de tarde em jardins e largos da capital. Os concertos da iniciativa designada “A Arte da Big Band” começam sempre às 19h e são, como todas as outras actividades, gratuitos.

A cortina abre com a actuação da Orquestra Jazz de Leiria, esta quinta-feira, no Parque das Conchas, ao Lumiar. A 28 de Agosto, a Orquestra de Jazz Humanitária estreia-se no Lisboa na Rua com um concerto no Jardim de Campolide, e na quinta-feira seguinte o Jardim do Arco do Cego recebe a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal. Este ano, a EGEAC quis internacionalizar o ciclo com a presença da belga Brussels Jazz Orchestra, uma das mais importantes orquestras europeias de jazz, em Lisboa pela primeira vez com um concerto a 11 de Setembro no Largo da Estação do Rossio. A Tora Tora Big Band vai estar no Largo do Intendente a 18 de Setembro, com a participação da cabo-verdiana Carolina Varela e de Pedro Tatanka, voz dos Black Mamba.

Às sextas-feiras, pelas 19h30, o Jardim das Esculturas do Museu do Chiado é palco do ciclo de concertos “Noites de Verão”, que apresenta nomes como Timespine, Tropa Macaca e Kimi Djabaté. Nos dias 29 de Agosto e 5 de Setembro, há também concertos de fado no Largo do Teatro Nacional de São Carlos, às 21h30, com as vozes de Cristina Nóbrega e Ricardo Ribeiro.

Aos sábados e domingos, às 22h, nove locais da cidade vão ser transformados em autênticas salas de cinema a céu aberto, com o “Fitas na Rua”. Na edição de 2013, este ciclo homenageou as antigas salas de cinema de Lisboa projectando filmes diante de portas que passaram a estar fechadas. Este ano, a organização escolheu levar para o espaço público filmes sobre mulheres, como Amália ou Sophia de Mello Breyner Andresen. A acompanhar as projecções haverá outras actividades, como sessões de fado e guitarra portuguesa.

Para os sábados está também programada a iniciativa “Clássicos na Rua”, concertos da Orquestra Metropolitana de Lisboa em jardins - como o Parque das Conchas, o Jardim de São Bento ou a Ribeira das Naus -, com repertórios clássicos e contemporâneos, jazz, blues, samba e tango.

O programa tem lugar ainda para os “concertos-instalação” do festival "Kiosquorama", que decorre na Praça José Fontana no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de Agosto, às 19h. Segundo a organização, vários músicos contemporâneos apresentam “concertos intimistas em ambiente descontraído” e um artista visual apresenta “três instalações integradas na paisagem natural do jardim”.

A partir de 27 de Agosto entra em cena a vídeo-arte, com o "Fuso", o festival anual de vídeo-arte internacional de Lisboa. Diariamente, haverá projecções de obras inéditas em Portugal e de obras de artistas portugueses seleccionadas por Jean-François Chougnet. Este festival decorre em locais como a Praça do Carvão do Museu da Electricidade e o claustro do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

A 29 e 30 de Agosto, o foto-filme/instalação de Edgar Pêra, Lisboa Verde 3D, vai ser exibido em sessões contínuas no Cinema São Jorge. Este é “um filme de investigação plástica e poética” que explora o tridimensional, e cujos protagonistas são os jardins, as hortas e os parques de Lisboa.

A 19 de Setembro, o Largo do Intendente recebe a iniciativa “A Nossa Voz”, que apresenta e promove novos artistas e projectos musicais.

Sugerir correcção
Comentar