Museu Judaico de Belmonte com dez mil visitantes no primeiro semestre do ano

A afluência aumentou 13% em relação ao ano passado.

Foto
O Museu Judaico de Belmonte abriu em 2005 Paulo Ricca/Arquivo

O Museu Judaico de Belmonte registou no primeiro semestre de 2014 cerca de dez mil visitas, o que corresponde a um aumento de 13% relativamente ao mesmo período de 2013, anunciou esta quinta-feira a autarquia. De acordo com a nota de imprensa, no mesmo período do ano passado o museu recebeu 8.838 visitantes.

A informação aponta ainda Portugal (6526 pessoas) e Israel (1720) como os principais países de proveniência das pessoas que passaram pelo Museu Judaico. "Seguem-se Espanha (241), Estados Unidos (220), Brasil (182), Inglaterra (119), França (104), sendo ainda de sublinhar a afluência de 209 residentes do concelho de Belmonte, 66 entradas oriundas da Austrália, 41 do Canadá, 25 da Rússia, 22 da Suíça, 18 da Holanda, 16 da Polónia, 11 da China e idêntico número da Argentina, dez da Eslováquia e igual número da República Checa", consta da nota.

Itália, México, Peru, Japão, Ucrânia, Noruega, Bulgária, Turquia, Grécia, Bélgica, Irlanda, Singapura, Nova Zelândia, Dinamarca, Cambodja e Nepal são igualmente países referidos na lista das proveniências dos visitantes.

A autarquia assinala ainda "o significativo aumento do público israelita, que, de forma organizada, em grupo ou individualmente, esteve no Museu Judaico" para contactar com "as vivências dos judeus, sobretudo da Comunidade Judaica de Belmonte e da Beira Interior". "Casos houve em que os grupos foram integrados por sobreviventes dos campos de concentração nazi e do Holocausto", sublinha.

O Museu Judaico de Belmonte foi inaugurado em 2005 e dá a conhecer a história da religião judaica, com principal ênfase em Portugal e em particular na Comunidade Judaica de Belmonte.

Sugerir correcção
Comentar