Museu interactivo abre portas em Sintra para mostrar "mitos e lendas" da vila

Museu está instalado no centro histórico.

Foto
Iniciativas decorrem no ano em que Sintra comemora 20 anos desde a classificação como Património Mundial da UNESCO Daniel Rocha

A revelação dos "segredos" e do "romantismo e misticismo" de Sintra de forma interativa é a proposta do Centro Interpretativo Mitos e Lendas, inaugurado nesta sexta-feira no Posto de Turismo local, após um investimento de 1,6 milhões de euros.

Num edifício com cinco pisos, localizado no centro histórico da vila, a expedição pelos mitos e lendas de Sintra começa logo no elevador, forrado com imagens de Sintra, ao som da floresta e luzes reduzidas.

O ponto de partida da visita é no terceiro piso, em que é dada a sensação de se ter chegado ao cimo da Serra de Sintra, com um narrador a contar a história da criação das Penhas e a "Lenda dos Cinco Altos e Nomes Iguais e Apelidos Diferentes de Sintra".

No piso 2, os visitantes começam a ter contacto com eventos históricos e outras lendas, através de ecrãs táteis e um filme de animação em telas, como recurso a 'vídeo mapping' e narração de um áudio guia.

O primeiro piso conta as lendas do Túmulo dos Dois Irmãos e dos Sete Ais, através da recriação em hologramas de dimensões reais e do sistema 'kinetic', que permite aos visitantes encarnarem uma personagem de um jogo, correndo pelo bosque, desviando-se de obstáculos e apanhando alguns dos elementos associados à lenda.

Um espaço dedicado a escritores associados a Sintra e a simulação de um passeio de barco a ver o Adamastor são outras das experiências oferecidas pelo novo local.

Promovido pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL), em parceria com a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) e da Câmara de Sintra, o Centro Interpretativo Mitos e Lendas inclui 17 espaços e "cruza a realidade com a ficção". "É uma forma lúdica de despertar o interesse dos que já visitam Sintra para os equipamentos reais da vila. Faz parte de um plano estratégico de atração turística que temos para a região e acreditamos que será um sucesso", disse à agência Lusa o diretor-geral da ATL e presidente da ERT-RL, Vítor Costa.

O responsável adiantou que o investimento feito na criação do novo espaço foi de 1,6 milhões de euros, suportado pela ATL e ERT-RL, com a Câmara de Sintra a ceder o espaço do Posto de Turismo.

"É uma iniciativa de enorme importância para Sintra. Trata-se de um museu vivo que vai permitir aos visitantes mergulharem no romantismo da nossa vila. É um museu moderno, que é a cara de Sintra", afirmou o presidente da autarquia, Basílio Horta.

O preço de entrada no Centro Interpretativo Mitos e Lendas de Sintra é de 4,5 euros para adultos.

Sugerir correcção
Comentar