Município de Viseu apoia com 16 mil euros alunos carenciados do ensino privado

"Apoiamos os alunos, independentemente de serem do ensino privado ou do público, ao contrário da discriminação que o Estado Central tem vindo a fazer", sublinhou o autarca de Viseu. Estacionamento da cidade também vai ser reabilitado.

Foto
O apoio global do município na acção social escolar ultrapassa os 55 mil euros para o ano lectivo Rui Gaudêncio

O Município de Viseu aprovou esta quinta-feira a atribuição de um subsídio de cerca de 16 mil euros que se destina a apoiar, ao longo do ano lectivo, 50 alunos carenciados que frequentam três escolas privadas do concelho.

"Apoiamos os alunos, independentemente de serem do ensino privado ou do público, ao contrário da discriminação que o Estado Central tem vindo a fazer. Este ano atribuímos os subsídios no âmbito da acção social escolar aos escalões A e B dos nossos agrupamentos de escolas, mas também ao Colégio da Imaculada Conceição, Colégio da Via Sacra e EBIS Jean Piaget", revelou o presidente da Câmara de Viseu.

No final da reunião do executivo, Almeida Henriques sublinhou que o subsídio de quase 16 mil euros será dividido pela Escola EBIS Jean Piaget, a quem se destinam nove mil euros para apoiar 26 alunos; Colégio da Imaculada Conceição, com cinco mil euros para apoiar 19 alunos; e Colégio da Via Sacra, com perto de dois mil euros para apoiar cinco alunos.

"Acho que esta é que é a visão solidária do Município, que é olhar para toda a sua comunidade escolar, independentemente de distinguir se os alunos são do público ou privado: se têm necessidades, nós apoiamos", sustentou.

Aos jornalistas, o autarca de Viseu recordou que há alguns meses já tinha assumido o compromisso de ajudar os alunos mais desfavorecidos da EBIS Jean Piaget. "Independentemente da ideia que se fez passar de que isto são escolas de ricos, a EBIS Jean Piaget não é seguramente uma escola de ricos e as outras duas também não: a prova é que há alunos que são integrados nos escalões A e B", justificou.

No seu entender, com esta medida, o Município de Viseu não se está a substituir ao Estado Central. "Estamos unicamente a ter uma política correta de acordo com o nosso pensamento. Não iríamos estar a discriminar alunos porque o Estado Central não os contabilizou: eles existem", apontou.

O apoio global do município no âmbito da acção social escolar ultrapassa os 55 mil euros ao longo do ano lectivo.

O presidente da Câmara de Viseu aproveitou ainda para informar que vão ser disponibilizados 278 lugares de estacionamento no centro histórico de Viseu, em locais que até agora não estavam marcados. "No fundo, vamos delimitar 278 lugares no centro histórico, onde esta sexta-feira não estão marcados e as pessoas podem ser multadas se estacionarem lá. É um número extremamente significativo se lhe somarmos os 80 lugares no Centro Comercial Académico", considerou.

De acordo com o autarca, todos estes lugares terão parcómetros, salvaguardando-se alguns para residentes que passarão a ter um dístico. Também os lugares de carga e descarga serão lugares de estacionamento fora do horário de cargas e descargas, sendo ainda delimitados 10 lugares para motociclistas.

Sugerir correcção
Comentar