Moita vai contar com autocarros dos Transportes Colectivos do Barreiro
Empresa de transportes vai alargar os seus serviços ao concelho vizinho.
Os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), um serviço municipalizado da Câmara Municipal do Barreiro, vão estender duas carreiras rodoviárias - a número1 e 2 - ao concelho da Moita a partir de meados do mês de Dezembro, durante as férias escolares do Natal. O protocolo entre as duas autarquias já foi assinado.
A medida resulta de um protocolo de entendimento – aprovado no mês passado pela Câmara da Moita - entre as duas autarquias, assinado nesta segunda-feira num dos autocarros da empresa na Estrada da Amizade, a estrada que divide os dois concelhos, na Baixa da Banheira. No mesmo dia foi realizado o percurso de autocarro pelas freguesias da Moita que vão passar a contar com os TCB.
Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita, diz, citado em comunicado da autarquia, que a extensão dos autocarros do Barreiro à Moita “é um contributo significativo para a melhoria da mobilidade” dos munícipes, uma vez que o concelho da Moita apresenta problemas de mobilidade com os serviços da Transportes Sul do Tejo (TST). “É momento importante para nós, autarcas, mas também para a nossa população”, afirma, destacando a “grande qualidade, de excelência”, do serviço dos TCB.
Para o autarca do Barreiro, Carlos Humberto, “era um sonho com muitos anos”, adianta o comunicado. O acordo entre os dois municípios ainda não tinha sido realizado “por razões legais”, revela o autarca. Carlos Humberto referiu ainda que as "regalias sociais que a população do Barreiro usufrui", como o Passe da Terceira Idade (17,05€ mensais), o Passe + 80 (aproximadamente 6€ anuais)", o passe jovem (24,15€ mensais) e o passe da rede dos tcb (32,20€ mensais) vão alargar-se à população das freguesias da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira e Alhos Vedros, concelho da Moita.
Questionário pelo PÚBLICO sobre as alterações nas carreiras dos TCB, Célia Cruz, do Gabinete de Informação e Relações Públicas da Câmara da Moita, informou que as carreiras que se vão estender ao concelho vizinho são as carreiras número 1 e 2. E adiantou: "São carreiras circulares, ou seja, fazem sensivelmente o mesmo percurso mas em direções opostas, complementando-se no seu trajecto".
Segundo a mesma fonte, o ponto mais distante do percurso em relação ao local de início - terminal rodo-ferro-fluvial do Barreiro - vai ser o centro da freguesia de Alhos Vedros.
Em resposta ao tempo de duração de cada carreira, Célia Cruz, revelou que "o percurso é de 60 minutos, aproximadamente", adiantando que o passageiro pode "fazer a gestão da sua opção tendo em conta o seu local de saída: ou vai pela 1 ou pela 2, optando pela que mais rapidamente chegue ao destino desejado", uma vez que são carreras circulares.
De acordo com informações da autarquia da Moita, o protocolo entre os dois municípios estabeleceu que a Câmara do Barreiro tem o dever de cumprir os percursos e horários das carreiras, o suporte dos custos de operação e a manutenção da informação referente à oferta do transporte público. Para a autarquia da Moita, estabeleceu-se a obrigação de colocar locais de paragens de autocarro com identificação dos TCB e “preferencialmente com abrigos”, bem como organizar o trânsito de forma a uma melhor acessibilidade dos autocarros. A Câmara da Moita tem ainda de comparticipar os títulos “bonificados” dos utentes do concelho da Moita, segundo a mesma fonte.
Texto editado por Ana Fernandes