Munícipes de Leiria podem votar por telemóvel no Orçamento Participativo

Objectivo é aumentar a participação dos cidadãos.

Os munícipes de Leiria podem votar pela primeira vez através de mensagem de telemóvel no Orçamento Participativo que, para a edição de 2016, admitiu 30 propostas e contempla uma verba de 305 mil euros.

O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, explicou nesta segunda-feira à Lusa que o objectivo é fazer com que mais cidadãos se envolvam na escolha dos projectos do Orçamento Participativo.

"Queremos que as pessoas participem e, com a votação por 'SMS', estamos a dar mais uma oportunidade", afirmou Raul Castro, salientando que o município disponibiliza uma verba relativa a 1,5% das despesas de capital, para que a população apresente projectos que considere necessários para o concelho.

O autarca adiantou que esta iniciativa possibilita, também, uma maior "aproximação e interacção" entre a câmara e os munícipes.

Segundo informação disponível no sítio na Internet da autarquia, a votação por 'SMS' é gratuita "e não obriga a qualquer registo prévio ou a posteriori'", estando, contudo, "assegurado um voto por cidadão/telemóvel".

"Basta enviar uma mensagem para 4343 com o texto 'LEIRIA [n.º NIF] op [número da proposta seleccionada] ", explica a autarquia, assinalando que se trata "de uma novidade para este ano, em que a verba para a concretização das propostas é superior à do Orçamento Participativo 2015, tendo passado para os 305 mil euros".

Entre as 30 propostas admitidas inclui-se a criação de parques infantis, o regresso de um coreto ao jardim Luís de Camões, no centro da cidade de Leiria, a implementação de uma área de serviço para autocaravanas ou a marcação e homologação de percursos pedestres.

A substituição da frota municipal para veículos movidos a energias limpas ou de contentores de resíduos sólidos urbanos de superfície por enterrados, a instalação de um limitador de velocidade numa avenida da sede do concelho e a criação de festival de música popular portuguesa são outras das propostas.

A votação, que pode também ser feita no site da câmara e nas juntas de freguesia, termina a 30 de setembro, sendo que a divulgação do relatório de avaliação decorre no mês de novembro. São eleitos os projectos mais votados até atingir o montante definido.

O ano passado, cinco projetos ganharam o primeiro Orçamento Participativo da Câmara de Leiria, que disponibilizou cerca de 246.000 euros para a iniciativa, destacando-se, entre os seleccionados, ideias para a área desportiva e de lazer.

A autarquia registou "mais de meio milhar de votos" numa iniciativa em que estiveram em competição 16 projectos de intervenção apresentados pela população, em áreas como a Cultura, Educação, Turismo e Promoção Económica, Ambiente e Energias, Desporto, Espaço Público e Espaço Verde.

Sugerir correcção
Comentar