Multinacional cria 500 empregos no Porto

Centro de contacto abriu na cidade para prestar apoio técnico, ao cliente ou nas vendas a várias empresas

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Já há alguns dias que se trabalha na Sitel do Porto, mas só na manhã desta quinta-feira é que a empresa que dará emprego a 500 pessoas se apresentou publicamente, na presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. O autarca destacou o “impacto e relevância” da instalação da multinacional, que serve várias empresas na área de atendimento ao cliente. “Dos vários investimentos recentes na cidade, este é o mais significativo”, disse.

A empresa ocupa dois pisos num edifício com vistas largas sobre o Pavilhão Rosa Mota e a Ponte da Arrábida. O facto decisivo para convencer a Sitel a instalar-se ali — a empresa já tem dois centros em Lisboa — não terá sido a vista, mas a Invest Porto, que trabalhou na ida da multinacional para a cidade, não deixando de lado, nos argumentos usados, os atractivos do Porto. “A Invest Porto ajudou-nos com os nossos clientes, ajudou-nos a justificar o investimento e o porquê de o Porto ser a cidade ideal”, disse Benedita Miranda, country manager da Sitel.

E entre essas explicações, disse, durante a visita de Rui Moreira, estão “uma mão-de-obra de excelente qualidade, uma cidade muito atractiva e para onde será fácil atrair pessoas de outros países”. No comunicado de imprensa divulgado durante a abertura, a Sitel acrescenta que o Porto foi escolhido “pela excelente qualidade de vida que proporciona, a fácil acessibilidade a capitais europeias mais importantes e a facilidade de atrair recursos humanos altamente qualificados”.

A Invest Porto é um gabinete criado com o objectivo de atrair novos investimentos, servindo também como “facilitador” na instalação de novos negócios. Desde que foi criado, pelo executivo de Rui Moreira, já terá conseguido captar mais de 30 negócios, mas nenhum com a dimensão da multinacional que conta, entre os seus clientes, com várias marcas globais.

Presente em 21 países, mas actuando em mais de 62 mercados, e trabalhando em 40 idiomas, a Sitel, no Porto, vai prestar serviços de apoio técnico e ao cliente, vendas e retenção de clientes, serviços de back office e transacções, a empresas na área da banca, serviços financeiros, retalho, viagens e turismo, electrónica de consumo e saúde. Além da área em espaço aberto onde funciona o serviço de atendimento telefónico, o edifício conta também com várias salas de reuniões, decoradas com cortiça e baptizadas com o nome de várias marcas de vinho do Porto — uma “marca distintiva” associada à cidade, que se quis transportar para a empresa.

Rui Moreira disse que a instalação da Sitel na cidade é “um sinal muito claro de que a cidade tem vantagens”, num mundo que é particularmente “competitivo”. Num curto discurso durante a visita à empresa, o autarca deixou um sinal de que gostaria de ver o investimento da Sitel crescer no Porto. “Temos a esperança que continuem a ser portadores de boas notícias para a cidade”, disse.

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