Morreu José Cabeças, antigo presidente da Câmara de Góis

Ex-autarca socialista tinha 60 anos. Foi também deputado e fundador da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (Adiber).

O médico José Cabeças, antigo presidente da Câmara Municipal de Góis, morreu nesta quarta-feira de doença prolongada, aos 60 anos, informou a Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (Adiber).

Fundador e sócio honorário da Adiber, que liderou de 1994 a 2011, José Domingos de Ascensão Cabeças morreu na madrugada desta quarta-feira, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde foi internado há alguns dias, "devido a um agravamento do seu estado de saúde", disse à agência Lusa o actual presidente daquela instituição, Miguel Ventura.

"José Cabeças será sempre recordado como um exemplo de humanismo, de solidariedade e de cidadania, que norteou a sua vida com base nos ideais e valores da fraternidade e lealdade perante o seu semelhante e pela entrega permanente à causa pública", afirmou a Adiber em comunicado.

Enquanto autarca do PS, foi presidente da Assembleia Municipal de Góis, entre 1990 e 1993, tendo sido eleito nesse ano para a presidência da câmara, cargo que exerceu até 2000, tendo regressado à liderança da assembleia, de 2002 a 2005.

Oriundo do concelho de Elvas, o médico José Cabeças afirmou-se, na Beira Serra, "como um líder que incutiu motivação e entusiasmo nos seus colaboradores mais directos, com eles partilhando as suas competências e saberes, num processo que possibilitou a qualificação da intervenção das instituições que dedicadamente serviu", acrescentou.

"José Cabeças teve o engenho e a astúcia de captar novas ideias e projectos para Góis e para a Beira Serra, cuja concretização contribuiu decisivamente para a construção de uma região mais inclusiva e coesa e para a melhoria do bem-estar das populações, a quem muito se dedicou, enquanto médico, autarca, mas sobretudo enquanto pessoa", referiu a direcção da Adiber.

Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, iniciou o serviço médico na periferia, em 1980, no concelho de Góis, tendo dirigido mais tarde o centro de saúde local. De 2000 a 2002, foi presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, tendo exercido ainda as funções de deputado na Assembleia da República.

José Cabeças está em câmara ardente na Igreja de São José, em Coimbra, onde se celebrará missa, nesta quinta-feira, às 14h, seguindo o cortejo fúnebre para a Figueira da Foz, onde o corpo será cremado.

Em comunicado, o presidente da Federação de Coimbra do PS, Pedro Coimbra, em nome de "todos os militantes" do distrito, manifestou "profundo pesar" pela morte de José Cabeças, que recordou como "personalidade de grande relevância" na região. Enquanto presidente da Câmara de Góis, "fez uma obra notável, conhecida e reconhecida por todos", referiu Pedro Coimbra.
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues