Moradores unem-se em protesto contra a falta de acessos na Estação de Benfica

Presidente da junta de freguesia de Benfica diz que a situação é “inaceitável” e pede “solução urgente”.

Foto
Para se chegar à estação tem de se subir mais de 40 degraus Miguel Silva/arquivo

Há nove anos que o acesso à Estação de Benfica se faz unicamente através de uma escadaria com mais de 40 degraus. “A única alternativa é contactar a bilheteira com uma semana de antecedência para que abram o portão”, explica Inês Drummond, presidente da Junta de Freguesia de Benfica, que considera a situação “dramática” e diz que está na altura de dizer basta. Foi o que fizeram os moradores de Benfica, com o “total apoio da junta de freguesia”, ao organizar uma acção de protesto que decorre esta quinta-feira, pelas 17h, junto à estação ferroviária.

O objectivo é “sensibilizar para a necessidade de garantir o acesso à população, principalmente a pessoas com dificuldades de mobilidade”, como aqueles que se deslocam em cadeira de rodas, idosos, ou pais que transportem os filhos em carrinhos de bebé, explica Inês Drummond.

“Pretendemos a solução urgente deste problema”, acrescenta a autarca socialista, explicando que é “inadmissível que se criem barreiras a pessoas com problemas de mobilidade em pleno século XXI”. Durante o protesto, serão recolhidas assinaturas para uma petição a apresentar à Assembleia Municipal de Lisboa.

A autarca afirma que “o assunto da mobilidade se pode resolver de uma forma imediata”, bastando, para isso, reabrir o portão. Este portão de acesso directo à estação esteve aberto até 2006 mas foi fechado pela Infraestruturas de Portugal – na altura REFER – por motivos de segurança. A presidente da junta diz não conseguir perceber que questões de segurança é que se colocam, questionando a existência de outras estações, como em Santos, em que os portões de acesso directo estão abertos.

“Ao longo dos anos temos vindo a exigir uma solução”, explica a autarca, referindo que já se fizeram abaixo-assinados, já apresentaram a situação em assembleia de freguesia e assembleia municipal mas “a resposta é inexistente”.

Inês Drummond diz que a “solução mais viável seria a construção de um elevador”, explicando que a então REFER apresentou à Câmara de Lisboa uma proposta de uma obra em que se previa a construção de um elevador de acesso à Estação de Benfica. A proposta, “apresentada seguramente há mais de dois anos”, foi aprovada mas ainda não foi posta em prática. Trata-se de garantir “um direito básico de acessibilidade e mobilidade”, conclui Inês Drummond.

Para além das pessoas que utilizam a escadaria da estação para ter acesso a comboios e autocarros, também os moradores do Bairro de Calhariz de Benfica têm de passar pela estação para chegar ao centro da freguesia.

Em 2011, a “acessibilidade pedonal à Estação de Benfica” era uma das propostas apresentadas ao Orçamento Participativo de Lisboa, mas não foi um dos projectos vencedores.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar