Metro retoma obras na ligação à Reboleira

Conclusão dos trabalhos interrompidos há vários anos está prevista para o final do ano em curso.

Foto
Era asssim que se encontravam as obras em Abril de 2011 Ricardo Silva

O Metropolitano de Lisboa já adjudicou as obras do prolongamento da Linha Azul até à Reboleira, na Amadora, e prevê concluir essa ligação à linha ferroviária de Sintra até ao final do ano, informou a empresa.


“Estão a ser desenvolvidos todos os esforços para que seja possível realizar a abertura à exploração até ao final deste ano”, disse à agência Lusa a assessoria de imprensa do metro, esclarecendo que a empreitada de acabamento do troço Amadora Este/Reboleira foi adjudicada por 8,795 milhões de euros.

A presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares (PS), congratulou-se com o recente arranque da obra, que considerou “determinante para a mobilidade na zona norte da Área Metropolitana [de Lisboa] e para os concelhos da Amadora e de Sintra”. Segundo a assessoria do metro, a empreitada contempla diversas empreitadas, principalmente “de construção civil, baixa-tensão, telecomunicações, via-férrea, eletromecânica e arranjos exteriores à superfície, na zona adjacente à estação, na Rua das Indústrias e no Parque Armando Romão”.

Na primeira fase dos trabalhos, concluídos há vários anos, foram investidos cerca de 45 milhões de euros no túnel com 579,2 metros, desde Amadora Este (Falagueira), e na estação e zona terminal da Reboleira, mas a obras foram suspensas devido a problemas de financiamento.

No estudo de impacte ambiental do prolongamento do metro à Reboleira, de 2007, previa-se a abertura à exploração em Agosto de 2010, mas a suspensão da obra adiou a entrada ao serviço “para Dezembro de 2015”, não existindo ainda garantias de que o projecto seja comparticipado por fundos comunitários. 

A transportadora salienta que o prolongamento se insere “na estratégia de reforço da intermodalidade com a ferrovia e assegurará a ligação da Linha Azul com a linha de comboios de Sintra”. O estudo de viabilidade económica do empreendimento prevê que, com o rebatimento da linha ferroviária de Sintra, “a procura gerada pela futura estação da Reboleira seja de cerca de quatro milhões de passageiros/ano”.

A autarca da Amadora revelou que a câmara vai aprovar em Julho o concurso para intervir na Avenida D. Carlos I, com um investimento de 600 mil euros, para a requalificação entre o [Bingo do] Estrela da Amadora e a estação da Damaia. “Havendo este investimento da ligação do metro à ferrovia, também investimos para trazer mais segurança ao espaço público, para que as pessoas se sintam mais motivadas a usar o transporte público”, frisou Carla Tavares.

A presidente da autarquia explicou que a intervenção na D. Carlos I “vai aumentar o estacionamento, reforçar a iluminação pública, criar zonas de estadia e fazer a ligação da pista de caminhada da Reboleira” ao centro da cidade. “Esta zona vai ter quase mil lugares de estacionamento”, contabilizou o vereador da Mobilidade e Obras Municipais¸ Gabriel Oliveira (PS). O projecto municipal quer potenciar os 600 lugares do parque de estacionamento da Infraestruturas de Portugal (ex-Refer), os 200 lugares junto ao Bingo, os 100 lugares junto ao interface da Reboleira, os 50 lugares na D. Carlos I e outros nas pracetas envolventes.

A ligação do metro aos comboios será coberta e, junto ao interface, serão criados dez terminais para autocarros, e mais quatro nas proximidades, adiantou o vereador. O projecto viário foi reformulado para três vias, devido a constrangimentos com prédios na Damaia, mas o acesso à nova estação intermodal será facilitado para autocarros e automóveis. A linha azul do metropolitano passará a ter uma extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa).

Sugerir correcção
Comentar