Metro de Lisboa testa resposta a incidentes causados por adeptos desportivos

Simulacro marcado para a madrugada de sábado, na estação Amadora Este, na Linha Azul.

Foto
Simulacro acontece numa estação da Linha Azul, fora do horário normal de funcionamento do metro Rui Gaudêncio/Arquivo

O Metropolitano de Lisboa vai realizar um simulacro na madrugada de sábado, na estação Amadora Este da Linha Azul, para testar a capacidade de resposta a um “incidente grave” provocado por um grupo de adeptos em viagem num comboio.

Em comunicado, a empresa acrescenta que o exercício servirá também para testar "o procedimento de desenfumagem na rede", pondo à prova a capacidade dos ventiladores na extracção do fumo gerado num incidente daquele género. O objectivo é também pôr à prova as condições de evacuação da estação de Amadora Este, para clientes e trabalhadores do Metro, bem como a acessibilidade dos meios de socorro e o restabelecimento das condições normais de operação.

O simulacro está marcado para as 2h de sábado, fora do período normal de funcionamento do metro, e conta com a colaboração da Protecção Civil, dos bombeiros e da polícia.

A transportadora realiza um simulacro deste género em cada semestre. “Todos os anos são ainda efectuados um a dois exercícios da Unidade Especial de Polícia ou de outras forças de segurança, sempre com a utilização de uma composição de seis carruagens”, lê-se na nota.

Esta acção decorre numa altura em que o Ministério Público investiga a alegada falta de segurança no Metro de Lisboa, na sequência das notícias sobre a falta de travões de emergência e a inactivação dos aspersores para combater incêndios nas carruagens.

Sugerir correcção
Comentar