Menezes promete fazer do Bolhão um símbolo do desenvolvimento do Porto em apenas dois anos

Candidato à Câmara do Porto também se referiu à eventual entrada na corrida autárquica de Rui Moreira. Para Gaia, Menezes insiste que Marco António é o melhor candidato e considera que a disponibilidade manifestada pelo seu "vice" Firmino Pereira não passa de "entretenimento".

Foto
Menezes continua a lançar obras em Gaia ao mesmo tempo que fala do Porto Adriano Miranda

Luís Filipe Menezes garante que "a meio do primeiro mandato" na Câmara do Porto, cuja presidência vai disputar em 2013, o Mercado do Bolhão "será já um símbolo importantíssimo do desenvolvimento da cidade" .

Esta terça-feira de manhã, o ainda presidente da Câmara de Gaia acrescentou que o Bolhão, que há muito aguarda por obras de reabilitação, é um equipamento-âncora do comércio do centro do Porto, equivalente às “Ramblas em Barcelona” ou ao mercado de “Covent Garden",  que  "não pode ficar como está". "Num ano tem q se resolver o problema do Bolhão, e vai-se resolver. Num ano arrancarão as obras de requalificação, demorarão aquilo que for, mas penso que a meio do primeiro mandato o Bolhão será já um símbolo importantíssimo do desenvolvimento da cidade".

Menezes falou à comunicação social no final da apresentação, em Gaia, do projecto do Parque da Ponte D. Maria Pia,um espaço verde orçado em 120 mil euros, a criar entre a Alameda da Serra do Pilar e a Avenida D. João II, no qual plantou a primeira árvore. Mas a conversa com os jornalistas acabou por ser dominada pelas próximas autárquicas, num dia em que um diário nacional anunciou que o empresário Rui Moreira já decidira protagonizar uma candidatura independente à Câmara do Porto - algo que o próprio, entretanto contactado pelo PÚBLICO, negou, reiterando que só tomará uma decisão em Fevereiro. Confrontado com aquela notícia, Menezes começou por dizer que não comentava putativas candidaturas de ninguém, oficializadas ou não. "Eu estou preocupado com a minha própria candidatura, amanhã apresento o meu presidente da comissão de honra, daqui a um mês o mandatário, A comissão de honra  já tem centenas de pessoas, de várias áreas políticas que vão do CDS ao BE", disse o autarca, para logo disparar. "Eu sou muito claro, eu fui à televisão, aos senhores jornalistas, e disse 'aqui estou eu'. Não fui mendigar apoios, não ando aí com jogos de bastidores, a minha conversa é com o povo do Porto que conhece a obra que desenvolvi em Gaia, não entro nesse cozinhados de bastidores."

Contactado pelo PÚBLICO, Rui Moreira preferiu não comentar.

Luís Filipe Menezes também se referiu às autárquicas no próprio concelho de Gaia, um dia após o seu vice-presidente na câmara, Firmino Pereira, ter sugerido, em declarações ao PÚBLICO, que o secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa, podia assumir novas funções e protagonismo no Governo, em vez de regressar a Gaia para se candidatar à presidência da câmara. Para liderar essa candidatura autárquica, Firmino Pereira declara que a actual maioria pode contar com a sua própria disponibilidade.

São declarações que fazem Menezes sorrir. "A actual maioria em Gaia é uma riquíssima, porque tem três ou quatro potenciais candidatos fortíssimos. Aliás, até o líder da oposição em Gaia deu uma entrevista recente a dizer que é o herdeiro do presidente da câmara", ironizou. Mas também tratou de pôr os pontos "is": "O candidato ideal para a actual maioria em Gaia é o o dr. Marco António Costa e não tenho muitas dúvidas de que ele será efectivamente o candidato". Tudo o mais, rematou, é "entretenimento entretenimento".

 

 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar