Melhores restaurantes do Algarve vão ter selo de “qualidade turística”

Os consumidores, descontentes do serviço, tem direito a reclamar, mas de pouco valerá. O presidente da AHISA, Daniel do Adro, avisa: “Uma grande maioria das reclamações que existe na hotelaria não tem, muitas das vezes,fundamento”.

Foto
Associação do sector alerta que redução de trabalhadores põe em causa qualidade do serviço Rui Gaudêncio

Os melhores restaurantes do Algarve vão poder candidatar-se a um selo de “qualidade turística” a partir do próximo ano. A iniciativa pertence à Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AHISA) em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo, Região de Turismo e Comunidade Intermunicipal, tendo como o objectivo promover a “excelência” na área da gastronomia e serviços na área da restauração e bebidas.

 O presidente da AHISA, Daniel do Adro, na apresentação do projecto, que decorreu esta quarta-feira, lembrou que os bons restaurantes são conhecidos pelos chefs que os projectam com as suas criações, mas neste caso o que pretende destacar é a “equipa que trabalha no restaurante”. Por isso, a avaliação feita pelas quatro entidades, adiantou, vai ter em conta “não apenas a qualidade da gastronomia, mas também as boas práticas de higiene e segurança alimentar e a excelência do serviço”. No caso de ser necessário formação profissional, afirmou, “a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve assume essa responsabilidade, sem quaisquer encargos”.

O presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, por seu lado, sublinhou a importância deste “selo de qualidade” como estímulo aos empresários, que tendem a fechar os estabelecimentos a partir desta altura, só reabrindo na Primavera. No entanto reconheceu as “dificuldades” que enfrenta o sector turístico por causa da carga fiscal. “Basta atravessar o rio Guadiana e temos o IVA da restauração a 10%”, sublinhou. Na opinião deste dirigente, ex-presidente da câmara de Albfufeira (PSD), é necessário remar para o mesmo lado na defesa do sector mas não é o que está a suceder. “Quando chega a altura de dar trevo ao cavalo, nem todos o fazem”, criticou. O facto da Dieta Mediterrânica ter sido considerada, há um ano, Património Imaterial e Cultural da Humanidade, disse, não teve ainda resultados práticos: “Tem de sair do papel e passar a ser um selo de qualidade, reconhecido pelos consumidores”.

O selo de “qualidade turística” na restauração e bebidas, afirmou Daniel do Adro, pode ser retirado caso o estabelecimento deixe de cumprir os padrões que estão na base da atribuição do símbolo. Os consumidores que se sintam lesados ou frustrados podem apresentar reclamações à AHISA, mas deixou uma advertência: “Uma grande maioria das reclamações que existe na hotelaria muitas das vezes não tem fundamento, digo isto por experiência própria”. O dirigente a associação é proprietário do Hotel Quinta do Lago e Hotel Ria Park, em Vale do Lobo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários