Meia Maratona condiciona trânsito em Lisboa

Estacionamento proibido e ruas cortadas sobretudo a partir de sábado à noite e até domingo à tarde. Acessos à Ponte 25 de Abril cortados a partir das 9h30 de domingo.

Foto
Estão inscritas cerca de 37 mil pessoas Rui Gaudêncio/Arquivo

A realização da 24.ª Meia Maratona de Lisboa neste domingo vai obrigar ao condicionamento da circulação automóvel em várias zonas da capital e nos acessos à Ponte 25 de Abril. O estacionamento já está proibido em algumas ruas desde quarta-feira mas os principais constrangimentos começam no sábado à noite.

A circulação automóvel junto à Doca e Estação Fluvial de Belém está já condicionada desde quarta-feira, entre as 9h e as 19h, e assim vai continuar até domingo. Em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, a rua habitualmente utilizada para o estacionamento de autocarros de turismo está também vedada à circulação e estacionamento desde as 7h de quarta-feira até às 17h de segunda-feira. Segundo a PSP, os eléctricos da Carris deixarão de passar defronte dos Jerónimos a partir das 9h de domingo, invertendo a marcha junto aos Pastéis de Belém.

A partir desta sexta-feira e até às 16h de domingo, está proibido o estacionamento no arruamento sul da Praça do Império e junto ao Centro Cultural de Belém. O parque de estacionamento em frente à pastelaria Pastéis de Belém vai estar vedado desde sábado até às 15h de domingo.

No sábado, o trânsito na Avenida Brasília e nas ruas de acesso a esta artéria vai estar condicionado durante a manhã e a tarde. Às 23h de sábado, a circulação na Avenida da Índia vai ser cortada até às 17h de domingo, no troço entre o viaduto de Alcântara e a Avenida Torre de Belém. Neste período, será “excepcionalmente permitida” a circulação de pesados sobre o viaduto de Alcântara, segundo uma nota da Câmara de Lisboa.

A partir das 9h15 de domingo, todos os acessos à Ponte 25 de Abril, que liga Almada a Lisboa, vão estar cortados e o trânsito estará condicionado em várias zonas da capital: Campo das Cebolas, Praça do Comércio, Cais do Sodré, Avenida 24 de Julho, Alcântara, Rua de Cascais, Avenida da Índia, Praça do Império e Praça D. Manuel I (rotunda de Algés). A Transtejo anunciou que vai reforçar as carreiras do ferry que liga Cacilhas (Almada) ao Cais do Sodré (Lisboa), assegurando o transporte de veículos durante o período de encerramento da ponte.

A Câmara de Lisboa avisa que todos os condicionamentos serão acompanhados pela Divisão de Trânsito da PSP e que os automobilistas serão encaminhados para as vias alternativas.

A 24.ª Meia Maratona de Lisboa recebeu cerca de 37 mil inscrições, incluindo atletas em competição. A partida está prevista para as 10h30, no Largo da Portagem, em simultâneo para a Meia Maratona e para a Mini-Maratona.

Sugerir correcção
Comentar