Medina anuncia criação de sete mil lugares de estacionamento em Lisboa até 2017

No debate sobre o estado da cidade, o presidente da Câmara de Lisboa faz saber que as demolições nos terrenos da nova Feira Popular começam no dia 3 de Novembro.

Foto
Rui Gaudencio

A Câmara de Lisboa vai disponibilizar, até 2017, sete mil novos lugares de estacionamento na cidade, alguns destinados a residentes e outros a utilizadores de transportes públicos. Antes disso, já em Novembro, vão ser inaugurados o Teatro Capitólio e a Biblioteca de Marvila.

Estes foram alguns dos anúncios feitos pelo presidente da câmara esta terça-feira na Assembleia Municipal de Lisboa, onde está a decorrer o debate anual sobre o estado da cidade.

Em relação aos lugares de estacionamento, Fernando Medina explicou que em primeiro lugar eles se destinarão aos residentes, que poderão beneficiar de “avenças reduzidas”. Além disso, serão criados “parques próximos de estações de metro e de grandes vias de transporte”, que os “frequentadores de transportes públicos” poderão utilizar através da compra de bilhetes com um custo “simbólico”.

Segundo o autarca socialista, até ao momento já abriram quatro dos parques previstos, em São Vicente, Campo de Ourique e Casal Vistoso. Até ao fim deste ano, garantiu, haverá “mais 15 parques pela cidade”. De acordo com Fernando Medina, no primeiro trimestre de 2017 abrirão “mais 11” e nos segundo e terceiro trimestre outros tantos.

O autarca explicou que alguns dos novos parques serão criados, de forma temporária, em espaços de Lisboa que “hoje não estão utilizados”. Para Fernando Medina, esta é uma iniciativa capaz de contribuir para “melhorar a qualidade de vida dos residentes da cidade” e para lhes dar “mais oportunidades de escolhas de mobilidade”.

O presidente da câmara aproveitou este debate sobre o estado da cidade para anunciar que “a primeira pedra da nova casa da Feira Popular de Lisboa”, em Carnide, vai ser lançada no dia 3 de Novembro. Segundo explicou, essa é a data em que terão início “as demolições das construções que ali se encontram”, operação a que se seguirá a “construção e novas acessibilidades ao espaço”.

Também em Novembro, fez saber, ocorrerá “a primeira abertura” do Capitólio, no Parque Mayer, no âmbito do Festival Mexefest. Depois disso, disse Fernando Medina sem dar pormenores sobre como será feita a gestão do espaço, o antigo teatro terá “utilização como espaço de cultura”. “De todos os tipos, de todas as variantes”, avançou.

No mesmo mês, a câmara vai inaugurar a Biblioteca de Marvila. Segundo o autarca, este será “um dos mais importantes equipamentos culturais de que a cidade vai dispor”. “É muito mais do que uma biblioteca”, assegurou, explicando que se pretende que o novo equipamento seja “um espaço de desenvolvimento de actividades culturais para toda a comunidade”.   

Sugerir correcção
Comentar