Mealhada quer candidatar Mata do Buçaco a Património Mundial da UNESCO

A autarquia quer encontrar uma entidade que coordene o processo de candidatura a Património Mundial e espera que a Mata do Buçaco seja reconhecida como Monumento Nacional ainda este ano.

Foto
A Mata ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 200 mil visitantes no ano 2015 Paulo Pimenta

A Mealhada deverá avançar com um concurso público para escolher uma empresa que coordene o processo de candidatura da Mata do Buçaco a Património Mundial da UNESCO, disse à Lusa o presidente do município.

"Julgo que deverá ser esse o próximo passo. Para que uma candidatura dessa importância tenha sucesso devemos recorrer a quem já tem experiência em situações semelhantes", diz Rui Marqueiro, que espera que o Governo venha a declarar ainda em 2016 o Buçaco como Monumento Nacional.

O autarca tenciona levar a proposta do concurso público a uma das próximas reuniões do executivo municipal, em articulação com a Fundação Mata do Bussaco, e admite também abrir negociações com a Entidade Regional Turismo Centro Portugal para discutir os moldes da candidatura e o seu financiamento.

"A candidatura a Património Mundial da Humanidade é de interesse público e merece o esforço de todos", resume Marqueiro, que recorda que uma eventual candidatura está dependente da aprovação do Ministério da Cultura e consequente ratificação em Conselho de Ministros.

Em Janeiro, durante uma visita às gravações no Buçaco de "Et derrière moi une cage vide", filme com Gérard Depardieu realizado por Fanny Ardant, o ministro da Cultura, João Soares, mostrou abertura para a classificação do Buçaco como Monumento Nacional e considerou "justa" e "legítima" a aspiração da Fundação Mata do Bussaco e da Câmara da Mealhada em candidatar o espaço a Património da UNESCO, o que deverá acontecer em 2017 ou 2018.

A Mata Nacional do Buçaco foi plantada pela Ordem dos Carmelitas Descalços no século XVII, encontrando-se delimitada pelos murros erguidos pela ordem para limitar o acesso a mata.

Em 2015, a Mata ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 200 mil visitantes, número que a Fundação que gere o espaço espera superar este ano.

Os responsáveis da Fundação Mata do Bussaco apostam na tendência do crescimento do número de visitantes registado nos últimos anos, resultado da gestão integrada do vasto património florestal, histórico, cultural, religioso e militar da Mata Nacional, que busca o reconhecimento como Património Mundial da UNESCO. 

Sugerir correcção
Comentar