Matosinhos pede elementos para "punir" quem destruiu iluminação da "anémona"

Depois de o cruzeiro do Mosteiro de Leça do Balio ter sido vandalizado, em duas semanas este é o segundo atentado contra património no concelho.

Foto
A escultura She Changes foi instalada à entrada de Matosinhos em 2005 Nelson Garrido

A Câmara de Matosinhos anunciou esta quinta-feira que a iluminação da escultura "anémona" foi destruída esta semana, apelando à colaboração de todos os que possam ajudar a "punir os responsáveis" pelo acto de vandalismo.

Fonte da autarquia referiu à agência Lusa que este é o segundo "ataque grave contra o património de Matosinhos perpetrado em menos de duas semanas", sendo que na madrugada do dia 12 "também o cruzeiro do Mosteiro de Leça do Balio, do século XVI, tinha sido objecto de depredação".

Condenando "de forma veemente os dois ataques selvagens de que foi objecto o património", a autarquia "exorta à colaboração de todos quantos estejam na posse de elementos que ajudem a punir os responsáveis por estes dois atos bárbaros".

A iluminação da escultura She Changes, criada pela norte-americana Janet Echelman que está desde 2005 na praça Cidade S. Salvador, em Matosinhos, distrito do Porto, foi destruída na madrugada de terça para quarta-feira. De acordo com a câmara, a iluminação tinha sido instalada há três meses, custando cerca de 40 mil euros, sendo que agora deverá ser "necessário gastar mais 20 mil euros para repor a iluminação nocturna da escultura".

"Os danos agora causados incluem a quebra de vidros de protecção dos holofotes e furto das lâmpadas, mas também a destruição de caixas e quadros eléctricos", esclarece.

Quanto aos danos significativos provocados por "desconhecidos" no cruzeiro do Mosteiro de Leça do Balio, monumento classificado como património nacional, o município diz desconhecer ainda se será possível a sua recuperação. "A Câmara de Matosinhos colocou os seus serviços à disposição da Direção Regional de Cultura do Norte, que tutela a área classificada do Mosteiro", conclui.

Em 2007, a rede da "anémoma", já considerada um símbolo de Matosinhos, teve de ser totalmente substituída devido ao seu avançado estado de degradação, sendo que cinco anos depois essa rede foi objecto de reparação por ter sofrido um rasgão, alegadamente provocado por actos de vandalismo.

A escultura é composta por três postes metálicos, um dos quais com 60 metros, e por uma rede suspensa num anel com 42 metros de diâmetro, sendo iluminada durante o período nocturno.

Sugerir correcção
Comentar