Matosinhos mais verde e com espaços de lazer para a população

São quatro os parques urbanos que a autarquia está a implementar.

Foto
Os espaços verdes vão surgir em várias freguesias do concelho Pedro Cunha/Arquivo

Matosinhos vai ter mais espaços verdes e zonas de lazer para os cidadãos. Os novos parques urbanos vão surgir em várias áreas do concelho.

O primeiro parque a ser inaugurado será o Parque das Austrálias, situado na freguesia de Matosinhos. O parque possui cerca de 1,6 hectares de área na Reserva Ecológica Nacional e funcionará como cortina de protecção ambiental, de acordo com o Plano Director Municipal.

A intervenção neste espaço contíguo à A4 tem como objectivo dotar a cidade de mais espaços verdes para uma futura utilização por parte da população. Para tal, procedeu-se à limpeza e reforço do revestimento vegetal com novas sementeiras e novas plantações, à colocação de infra-estruturas de drenagem de águas pluviais, iluminação, percursos pedonais, à reconstrução de muros em pedra, à instalação de mobiliário urbano e à implementação de uma grande horta biológica.

Serão criados 36 talhões para a prática da agricultura biológica e compostagem. Uma medida que, segundo convicção da autarquia, servirá também para lembrar a ruralidade.

A requalificação do Parque das Austrálias representou um investimento superior a 300 mil euros e a obra será inaugurada neste sábado, pelas 10h30, pelo presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.

A este parque urbano juntam-se mais quatro. O Parque de Picoutos, em Leça do Balio, já se encontra aberto ao público. Segue-se o Parque Público de S. Mamede de Infesta e o Parque Biológico do Monte de S. Brás, em Santa Cruz do Bispo. Em termos globais, o valor do investimento ascende aos três milhões de euros, sendo que 80% são comparticipados por fundos comunitários.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar