Marionetas andam à solta em Espinho

O Mar-Marionetas começa no primeiro dia de Março com uma parada às 15h que sai do largo da autarquia, passa pela Rua 19, e termina no Centro Multimeios.

Foto
DR

O Mar-Marionetas – Festival Internacional de Marionetas de Espinho arranca este domingo com um cartaz repleto de espectáculos, workshops, animações de rua, e exposições. Até 29 de Março, em diversos locais da cidade, as marionetas ganham vida. A câmara espinhense, que organiza a iniciativa, destaca a montra eclética da programação, que permite perceber o que se anda a passar no mundo das marionetas, e a costela lúdica e pedagógica do evento.

O Mar-Marionetas começa no primeiro dia de Março com uma parada às 15h00 que sai do largo da autarquia, passa pela Rua 19, e termina no Centro Multimeios. Estas marionetas são irrequietas e chamam a atenção para os cuidados a ter com o planeta azul. A direcção artística está nas mãos do Teatro e Marionetas de Mandrágora que à porta de casa, no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), terá um palco habitado por marionetas de terça a sábado. Ainda no domingo, há mais uma história a deambular pelas ruas com um casal de velhotes que procura o caminho para casa. Agostinho e Felicidade perdem-se na colheita de flores e plantas medicinais num trajecto conduzido pela companhia Boca de Cão, que repete o espectáculo no dia 21 no Centro Multimeios às 15h30. No FACE, de 4 a 6 de Março, as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo escutam a história do gato e do rato que ficaram amigos.

A 7 de Março, a companhia The Bag Lady Theater, de origem espanhola e polaca, apresenta Bag Lady, a dama que dá vida a sacos plásticos, no auditório da Academia de Espinho às 21h30. No dia seguinte, 8 de Março, na biblioteca municipal, às 15h00 e 17h00, a companhia Ângela Ribeiro viaja com Violeta até à China para contar a história de um aprendiz caçador de dragões. A 14 de Março, as Marionetas da Feira estão no FACE às quatro da tarde para uma viagem musical e Apara, O Rapaz que Vai e Vem chega no dia seguinte, à mesma hora, com dois miúdos e um garrafão de água.

A 21 de Março, Dia Mundial da Marioneta, a Companhias de Marionetas Herta Frankel, de Barcelona, ocupa o Centro Multimeios às 16h00 para uma homenagem aos grandes palhaços do século XX. No dia 22, às 18h00, Palmilha Dentada traz ao palco da academia um espectáculo sobre endorfinas e a necessidade de sermos felizes. O festival termina nesse palco a 29 de Março com Capucha Vermelha, a criança que se torna mulher, às quatro da tarde. Durante o Mar-Marionetas, as lojas da cidade expõem trabalhos feitos pelas crianças do pré-escolar, o Multimeios recebe a mostra Marionetas e Outras Formas de Animar e a 8 de Março há um workshop de manipulação de objectos no Multimeios das 10h00 às 13h00. Nem todos os espectáculos têm entrada livre e os preços variam entre os dois e os cinco euros.

Sugerir correcção
Comentar