Marco Almeida acusa Basílio Horta de não cumprir desígnio eleitoral em Sintra

Foto
Basílio Horta: Não perguntarei a ninguém de onde vem, só para onde quer ir.” Nuno Ferreira Santos

Marco Almeida, que ficou em segundo lugar em Sintra, como independente, nas mais recentes eleições autárquicas, acusou nesta quarta-feira o candidato vencedor, Basílio Horta (PS), de não cumprir o seu desígnio eleitoral ao atribuir vereadores ao PSD e à CDU.

"O lema da candidatura do doutor Basílio Horta era 'Todos por Sintra'. Curiosamente, a seguir ao ato eleitoral, [Basílio] entendeu não cumprir esse desígnio quando fez uma coligação entre partidos", declarou à agência Lusa o cabeça-de-lista do movimento 'Sintrenses com Marco Almeida' (que foi criado em ruptura com o PSD, depois de o partido ter escolhido Pedro Pinto para cabeça de lista).

Marco Almeida falava à Lusa em Lisboa, à margem da apresentação de uma biografia do antigo líder do PS e antigo primeiro-ministro António Guterres.

Para Marco Almeida, cuja candidatura a Sintra alcançou nas autárquicas o segundo lugar, com 25,4%, o acordo pós-eleitoral encabeçado pelo PS "revela bem a tentativa dos partidos em esmagar os movimentos independentes" e provoca uma "clivagem no concelho", omitindo do executivo os votos de 32 mil eleitores.

O cabeça-de-lista do movimento independente disse ainda que, "se tiver saúde", será candidato novamente em 2017, porque o movimento que encabeça "é um projecto de continuidade, não do momento ou de uma pessoa".

O Partido Socialista de Sintra chegou recentemente a acordo para a atribuição de pelouros a vereadores eleitos pelo PSD e pela CDU, para garantir "a governabilidade" da Câmara Municipal.

Em comunicado, o partido que venceu as eleições de 29 de Setembro, referiu que este acordo, que deixou de fora os eleitos pelo movimento independente 'Sintrenses com Marco Almeida', permite a estabilidade, quer na Câmara quer na Assembleia Municipal de Sintra.

Com o acordo, o novo presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, junta aos quatro vereadores socialistas os dois eleitos pelo PSD e o da CDU, ficando com uma maioria absoluta no executivo: sete vereadores, contra quatro da candidatura de Marco Almeida.

O PS elegeu em Sintra quatro vereadores, os mesmos que o candidato independente Marco Almeida.O candidato dos socialistas, Basílio Horta, conquistou (com 26,8% dos votos) a câmara que era governada pelo social-democrata Fernando Seara, que teve Marco Almeida como vice-presidente nos três mandatos.

O cabeça-de-lista do movimento 'Sintrenses com Marco Almeida' ficou em segundo lugar, com 25,4%. O PSD, que apresentou Pedro Pinto, registou 13,8%, enquanto a CDU, com Pedro Ventura, ficou em quarto lugar, com 12,5%.

Sugerir correcção
Comentar