Marcha lenta na baixa lisboeta contra restrições à circulação

Automobilistas com carros com matrícula anterior a 2000 querem que Câmara revogue a medida.

Fotogaleria
Marcha Lenta em Lisboa Fotos Enric Vives-Rubio
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Cerca de duas centenas de automobilistas participaram neste domingo numa marcha lenta na baixa de Lisboa. Um protesto contra a medida da Câmara Municipal de Lisboa que proibiu a circulação de veículos anteriores ao ano 2000 no centro de Lisboa.

A câmara alega motivos ambientais, mas isso não convenceu os automobilistas que querem que António Costa volte atrás.

Os participantes no desfile contestam a medida dizendo que a câmara quer uma cidade só para ricos, pedem uma discussão séria e apelam a António Costa para revogar a medida.

O desfile saiu do Parque Eduardo VII, passeou pela baixa e voltou ao local de partida sempre acompanhado por viaturas da polícia.

As novas regras entraram em vigor no passado dia 15 de Janeiro e determinam que quem tiver um veículo anterior a 1996 e não residir em Lisboa não pode circular, aos dias úteis, na zona delimitada pelas avenidas de Ceuta, das Forças Armadas, dos Estados Unidos da América e Infante D. Henrique. Mais apertadas são as regras na Avenida da Liberdade e na Baixa, onde só os veículos construídos a partir de 2000 estão autorizados a transitar.

Aprovada pela Câmara de Lisboa em Outubro de 2014, esta é a terceira fase da criação da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) e visa contribuir para a melhoria da qualidade do ar na capital.

As regras valem para os dias úteis, entre as 7h e as 21h, mas deixam de fora veículos de emergência e de pessoas com mobilidade condicionada, veículos considerados históricos, a gás natural, GPL e motociclos, de polícia, militares, de transporte de presos e blindados de transporte de valores. Também os táxis beneficiam de um tratamento diferenciado: em Julho começará a haver limites à sua circulação, mas só passado dois anos é que passarão a estar sujeitos às mesmas restrições impostas a partir de agora à generalidade dos veículos ligeiros e pesados.  

 

Sugerir correcção
Ler 7 comentários