Marca Porto. vai ter uma loja no centro da cidade

Para além de uma loja oficial, a marca “Porto.” vai ainda ter uma estrutura verde no Parque da Cidade e uma lata de Coca-Cola só para si.

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Daqui a uns dias será possível comprar t-shirts, sacos, almofadas, revistas e muito mais relacionado com a marca Porto. num espaço pensado especialmente para esse efeito, no edifício AXA, na Avenida dos Aliados.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, nos Paços do Concelho, numa cerimónia em que o presidente da câmara, Rui Moreira, recebeu, simbolicamente, uma das novas latas da Coca-Cola decorada com o centro histórico do Porto. Mesmo no coração da cidade, a loja no edifício AXA vai ter à venda produtos com etiqueta “marca oficial Porto.” pelo menos até ao final do ano. Ali, os turistas e os portuenses poderão encontrar as t-shirts, sacos de pano ou os pins com as imagens criadas pelo gabinete White Studio, de Eduardo Aires, que ainda recentemente foi destacada com diversos prémios internacionais.

Rui Moreira destacou que a “imagem feliz e leve” da marca “Porto.” é já vista como um ícone de identificação da cidade, não só pela autarquia mas também pelos seus cidadãos. O presidente defendeu ainda que era fundamental a criação de uma marca que identificasse a cidade, vendo-a como um “veículo de promoção” essencial. “Tinha a certeza que ia ser um sucesso”, disse o autarca.

A câmara quer continuar a apostar na visibilidade da marca e vai já associá-la ao festival Nos Primavera Sound que, a partir de 4 de Junho levará milhares de pessoas ao Parque da Cidade. Para isso, uma estrutura de três metros, coberta de folhagem, vai ser colocada na zona mais elevada do parque, formando a palavra “Porto.”. Depois do festival, a folhagem será substituída por trepadeiras que cobrirão a estrutura.

Na cerimónia, o presidente da câmara recebeu uma das primeiras latas comemorativas da Coca-Cola com a imagem do Porto. E à qual não falta o “Porto.”, um pedido expresso da autarquia depois dos primeiros contactos em Dezembro de 2014. A lata, com o desenho de uma garrafa estilizada coberta de referências portuenses, como a Ribeira, o Mercado Ferreira Borges, a Sé ou o rio Douro, foi a forma encontrada pela empresa de bebidas para imortalizar o Centro Histórico do Porto, destacando o seu património cultural e arquitectónico.

Tiago Santos Lima, director de marketing da Coca-Cola Ibéria, disse que esta ideia surgiu de uma “sintonia de momentos” entre a Coca-Cola e a Câmara do Porto, e desejou que “a lata ajude a divulgar a cidade”.

Esta edição limitada integra a colecção “Património Revisitado”, que teve início em 2012, retratando na altura o Palácio da Pena, em Sintra, o Convento de Cristo, em Tomar e as Gravuras Rupestres em Foz Côa. Este ano, para além do Porto, foram também lançadas latas alusivas à Torre de Belém, em Lisboa, e à Floresta Laurissilva da Madeira.

Ao todo, serão produzidas 50 milhões de latas na fábrica da Coca-Cola, em Palmela, e os primeiros exemplares já se encontram à venda em restaurantes, hotéis e cafés.

A câmara aproveitou o momento para exibir os prémios já atribuídos na área do Design, como o “lápis grafite” - que o PÚBLICO também ganhou -, atribuído pela Global Association for Creative Advertising & Design Awards, dois galardões atribuídos pela European Design Awars, em Istambul e o título de “Best of the show”, correspondendo ao melhor trabalho do ano em Design na Europa. “É muito importante para a cidade ter este reconhecimento”, defendeu Rui Moreira.

Texto editado por Ana Fernandes

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