Porto lança campanha para manter limpa uma "casa" que é de todos

Durante esta semana, decorre no Porto uma campanha de sensibilização para que se trate o lixo na cidade como em casa – fora do chão.

Foto

Uma sala de estar convencional com duas pessoas a limpar, um aspirador, espanador no ar, em plena rua, ao lado do Jardim da Cordoaria – foi assim que nesta segunda-feira foi lançada a campanha “O Porto é a nossa casa – vamos mantê-la limpa”. O evento, que se vai multiplicar durante a semana noutros pontos da cidade, tem como objectivo sensibilizar os habitantes para as boas práticas no que concerne à deposição e ao tratamento dos resíduos.

A cidade, que vê o turismo a crescer de dia para dia, nem sempre consegue dar resposta às quantidades de lixo que por ela se espalham. Muito parte “do sentido cívico” dos habitantes e visitantes, como sublinha Filipe Araújo, vereador da Inovação e Ambiente: “Para que o Porto seja uma cidade limpa, como o é, há um grande esforço por parte das entidades responsáveis. Queremos agora que a população olhe para a cidade como a sua própria casa, e tenha o mesmo tipo de comportamentos”. Menos cigarros no chão e menos papéis são alguns dos pedidos que são feitos aos habitantes: “Estamos perfeitamente bem abastecidos de papelões e contentores, pelo que são gestos que não fazem muito sentido”, reitera.

A campanha foi idealizada pela Câmara do Porto, mas os custos foram assegurados pelas empresas responsáveis pela recolha do lixo – a Recolte e a Suma - e contou ainda com a parceria d’A Transformadora, agência que ficou responsável pela dinamização. “As acções vão ser feitas na Praça da Cordoaria na terça-feira, na estação de metro da Trindade na quarta e quinta, e no fim-de-semana estará na Foz. Teremos vários sets, como um quarto de criança onde esta estará a fazer a separação do lixo”, adiantou João Carlos Soares, representante da agência. “As pessoas são convidadas a entrar nos espaços, a interagir, para se sentirem efectivamente em casa”, acrescenta.

Os habitantes receberão também, durante o próximo mês, um panfleto informativo juntamente com a conta da água, para incentivar as boas práticas. A campanha tem três objectivos: “horários certos”, que incita a que os habitantes apenas depositem o lixo perto da hora de recolha, que ocorre usualmente depois das 20h30; “separação certa”, onde se apela à reciclagem e “deposição certa”, que apela a que os cidadãos depositem o lixo em contentores, não o deixando espalhado pela rua.

Filipe Araújo destaca as iniciativas que a câmara tem vindo a promover para ter uma cidade mais limpa, nomeadamente a disponibilização de uma ecolinha, onde todos poderão relatar situações problemáticas relacionadas com o lixo, ou programas como o “baixa limpa” e o “cinco estrelas”, que agora promovem a recolha directa a estabelecimentos comerciais de forma a não haver excesso de resíduos em zonas turísticas. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar