Mais Imaginarius da Feira deixa de ser off e já tem mais de 40 candidatos

Iniciativa é dirigida a projectos artísticos que procuram espaço no mercado europeu das artes performativas.

Foto
O Imaginarius chama muito público à Feira Paulo Pimenta

A secção Mais Imaginarius, programação off do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, passará a fazer parte da programação oficial do evento que terá lugar a 22 e 23 de Maio do próximo ano no centro histórico da cidade.

Pela primeira vez, em sete edições, o Mais Imaginarius seleccionará propostas de artistas emergentes que em 2015 passarão a ter lugar de destaque. Há mais novidades neste modelo dirigido a projectos artísticos que procuram espaço no mercado europeu das artes performativas. Serão escolhidos até 20 projectos, e não 12 como na edição deste ano, e a organização assegurará ajudas de custos para deslocações, o que não é habitual em festivais deste género.

Além disso, haverá prémios monetários para os três melhores projectos do Mais Imaginarius: 2500 para o vencedor, 1500 para o segundo lugar e 1000 para o terceiro classificado. A avaliação será feita por um júri que integrará especialistas de escolas artísticas nacionais da ESMAE – Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo e do DeCA – Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, e directores de festivais de rua internacionais, nomeadamente do GDIF do Reino Unido, do Spoffin da Holanda e do FiraTàrrega de Espanha.

O Mais Imaginarius tem as candidaturas abertas até 11 de Janeiro do próximo ano para artistas de todo o mundo. Mais de 40 propostas já chegaram a Santa Maria da Feira vindas de diversos países da Europa, mas também dos Estados Unidos, América do Sul e Canadá. O vereador da Cultura, Gil Ferreira, explica os motivos das alterações que darão maior visibilidade aos artistas que querem intervir artisticamente nas ruas da Feira. Por um lado, pretende-se potenciar o facto do Imaginarius fazer parte de uma rede europeia na área da criação nas artes de rua, e que envolve vários festivais.

Por outro, há vontade de abrir portas a quem procura mais atenção. “Vamos ampliar o palco para jovens artistas emergentes, integrá-los na programação oficial, dando-lhes mais relevo, maior destaque. Desta forma, estamos a potenciar não só o crescimento do artista, como todo o movimento de criação no espaço público”. O Mais Imaginarius muda o modelo, mas mantém o nome. “É um prémio à criatividade, um prémio à inovação, um prémio ao empreendedorismo de artistas emergentes oriundos de todo o mundo”, sublinha. Na próxima edição do Imaginarius, será criada uma secção off com directrizes diferentes do antigo Mais Imaginarius para que artistas de artes de rua possam actuar em locais específicos.

Sugerir correcção
Comentar