Lista única perde eleição para Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa

Dez dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa chumbaram lista encabeçada por Maria da Luz Rosinha, ex-autarca de Vila Franca de Xira.

A única lista na corrida para a Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa, liderada pela ex-autarca de Vila Franca de Xira, a socialista Maria da Luz Rosinha, perdeu a eleição para aquele órgão. Dos 18 municípios que constituem a Área Metropolitana de Lisboa (AML), dez votaram contra e oito a favor. O Conselho Metropolitano, presidido por António Costa, tem agora de sujeitar a eleição uma nova lista.

Os resultados da eleição realizada nesta quinta-feira, em simultâneo em todas as assembleias municipais da AML, foram revelados nesta sexta-feira pelo Conselho Metropolitano de Lisboa. A única lista candidata mereceu os votos contra de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira (município ao qual Maria da Luz Rosinha presidiu durante 16 anos).

As assembleias municipais da Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Montijo, Odivelas e Oeiras votaram a favor da lista aprovada pelo Conselho Metropolitano de Lisboa a 5 de Dezembro – nessa ocasião, os nove municípios da CDU na AML votaram contra.

Maria da Luz Rosinha era a primeira secretária proposta para o novo órgão executivo, ao qual compete elaborar o plano de acção e a proposta de orçamento da AML, bem como assegurar a articulação entre os municípios e os serviços da administração central, entre outras funções. Pelo PS, além de Rosinha, a lista incluía Carlos Inácio, assessor na Câmara de Lisboa, e Emanuel Costa, do PS do Montijo. Do PSD, estavam Filipe Miranda Ferreira, vereador na Câmara da Amadora, e João Carlos Dias Coelho, administrador da Tratolixo.

Perante este resultado, o Conselho Metropolitano de Lisboa terá de ouvir os partidos, coligações e movimentos independentes com assento nas 18 assembleias municipais que integram a AML, para depois aprovar e submeter a votação uma nova lista. Nas eleições autárquicas de 29 de Setembro, a CDU conquistou metade das câmaras da AML, com nove eleitos, o PS conseguiu seis, o PSD duas e o movimento independente de Paulo Vistas venceu em Oeiras.

Sugerir correcção
Comentar