Lisboa, Porto e Cascais na corrida pelo título de Capital Verde da Europa

Há mais nove cidades europeias candidatas para 2017.

Foto
Júri vai avaliar júri internacional empenho dos municípios na prossecução da melhoria do ambiente Miriam Lago/Arquivo

As cidades de Lisboa e Porto e a vila de Cascais estão entre os 12 concorrentes ao prémio Capital Verde da Europa de 2017, divulgou nesta sexta-feira a Comissão Europeia, em Bruxelas.

Em Junho de 2015, as cidades pré-selecionadas serão convidadas a fazer uma apresentação a um júri internacional que avaliará o seu empenho na prossecução da melhoria do ambiente, o nível de ambição dos seus objectivos futuros, as suas iniciativas de informação dos cidadãos e em que medida poderiam servir de modelo e promover boas práticas noutras cidades europeias.

O vencedor será anunciado, nesse mesmo mês, em Bristol (Reino Unido), que será a "Capital Verde" de 2015.

As três localidades portuguesas concorrem com Bursa (Turquia), Cork (Irlanda), Essen (Alemanha), 's-Hertogenbosch (Holanda), Istambul (Turquia), Lahti (Finlândia) Nimega (Holanda), Pécs (Hungria) e Umeå (Suécia).

Desde a sua criação, em 2010, sete cidades já receberam o título de Capital Verde da Europa. Estocolmo, na Suécia, foi a primeira, seguida de Hamburgo, na Alemanha, em 2011, Vitoria-Gasteiz, em Espanha, em 2012, e Nantes, em França, em 2013.

A actual detentora do título é Copenhaga, na Dinamarca, seguindo-se Bristol, no Reino Unido, em 2015, e Liubliana, na Eslovénia, em 2016.

Sugerir correcção
Comentar