Lisboa foi o distrito do país mais afectado pelo mau tempo

Protecção Civil registou 481 ocorrências a nível nacional. Madeira está em alerta vermelho. Neve volta a fechar estradas na serra da Estrela.

Foto
A chuva voltou a cair com intensidade na região da capital Pedro Martinho

Lisboa foi o distrito do país mais afectado pelo mau tempo que se fez sentir ao final da noite de quinta-feira e da madrugada desta sexta, de acordo com a Protecção Civil, que registou 481 ocorrências a nível nacional.

Segundo adiantou à agência Lusa Marco Martins, adjunto da Autoridade Nacional de Protecção Civil, foram registadas 481 ocorrências a nível nacional, tendo o distrito de Lisboa sido o mais afectado, ao registar 344 ocorrências, seguido dos de Setúbal e de Faro, com 59 e 42, respectivamente.

"Pensamos que o período crítico já tenha passado, tendo em consideração que entre as 21h e as 3h da manhã foi o pico das ocorrências, em que registamos em Lisboa um grande número" de pedidos de auxílio, explicou Marco Martins.

De acordo com o mesmo responsável, é "expectável que o pior já tenha acontecido", com o mau tempo que passou pelo sul a deslocar-se para os distritos do norte".

"O mau tempo no norte era expectável de ter acontecido entre as 3h e as 5h. Como não registámos muitas ocorrências nos distritos do norte, nas regiões do interior e litoral, pensamos que o pior já tenha passado, uma vez que o número de ocorrências foi bastante reduzido comparativamente aos distritos de Lisboa e Faro", explicou.

As previsões de mau tempo até ao final da manhã de hoje levaram a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a emitir quinta-feira um aviso à população devido à chuva, neve e vento forte.

Em comunicado, a ANPC sublinhou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem uma previsão de agravamento das condições meteorológicas até ao final da manhã de hoje, dia em que sete barras de Portugal continental estão fechadas à navegação e outras quatro condicionadas.

Os 18 distritos de Portugal continental e os Açores encontram-se hoje sob aviso amarelo devido ao vento e chuva forte e agitação marítima, além da queda de neve nas terras altas, enquanto a costa norte da ilha da Madeira está sob aviso vermelho.

Neve fecha estradas na Estrela
Na serra da Estrela, a quede de neve levou hoje ao corte das estradas de acesso ao maciço central, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), da Guarda.

Segundo a fonte do CDOS, pelas 5h10 foram fechados ao trânsito os troços Portela do Arão-Lagoa Comprida, Lagoa Comprida-Sabugueiro, Piornos-Cruzamento da Torre, Cruzamento da Torre-Torre e Lagoa Comprida-Cruzamento da Torre.

Fonte do Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos, disse à agência Lusa, pelas 8h30, que naquela altura já não nevava, mas "a previsão é que ocorram aguaceiros de neve até às 12h".

Adiantou que os limpa-neves estavam no terreno, em trabalhos de limpeza das vias, mas não adiantou previsões para a sua reabertura.

Sugerir correcção
Comentar