Lisboa é uma das 21 cidades finalistas do Mayors Challenge

O projecto vista transformar a energia gerada pelo tráfego em electricidade.

Foto
Filas de trânsito em Lisboa Rui Gaudêncio

Lisboa é uma das 21 cidades finalistas do Mayors Challenge, um concurso promovido pela Bloomberg Philanthropies com o objectivo de premiar ideias inovadoras, susceptíveis de melhorar a vida dos cidadãos. Transformar a energia gerada pelo tráfego em electricidade foi o projecto levado a concurso pela capital portuguesa.

A lista de finalistas foi revelada na manhã desta quarta-feira e inclui, além de Lisboa, Amesterdão e Haia (Holanda), Atenas (Grécia), Barcelona e Madrid (Espanha), Bolonha e Florença (Itália), Bristol, Cardiff, Kirklees, Londres e York (Reino Unido), Brno (República Checa), Varsóvia, Cracóvia e Gdansk (Polónia), Scharbeek (Bélgica), Sofia e Stara Zagora (Bulgária) e Estocolmo (Suécia).

As cidades portuguesas de Braga, Cascais, Coimbra, Odivelas, Sintra também concorreram ao Mayor Challenge, mas só Lisboa passou à fase final. Como o PÚBLICO noticiou em Janeiro, Leiria e Vila Nova de Gaia chegaram a inscrever-se no concurso mas acabaram por desistir de participar.

Segundo a Bloomberg Philanthropies, os vencedores serão anunciados no Outono. A cidade que ficar em primeiro lugar receberá um prémio no valor de cinco milhões de euros e outras quatro cidades serão premiadas com um milhão de euros cada.

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, convocou para as 15h desta quarta-feira uma conferência de imprensa, destinada a explicar o projecto apresentado pela cidade.

De acordo com informações avançadas pela organização do concurso, a proposta em causa visa “transformar a energia cinética desperdiçada gerada pelo tráfego diário entre a casa e o emprego da cidade em electricidade, reduzindo as emissões de carbono e aumentando a sustentabilidade ambiental”.    

 

Sugerir correcção
Comentar