Direcção Geral do Património lança concurso para hotel no Mosteiro de Alcobaça

Edifício classificado como Património da Humanidade pela UNESCO pode vir a acolher um hotel de cinco estrelas.

Foto
Edifício está classificado pela UNESCO como Património da Humanidade Nuno Ferreira Santos/Arquivo

A Secretaria de Estado da Cultura deu ordens à Direcção Geral do Património para lançar o concurso para construção de um hotel de cinco estrelas no Mosteiro de Alcobaça, anunciou nesta segunda-feira o presidente da autarquia, Paulo Inácio.

“O secretário de Estado [da Cultura, Jorge Barreto Xavier] oficiou a câmara de que deu ordens à Direcção Geral do Património para acelerar a abertura de um concurso público para instalação de um hotel no Mosteiro de Alcobaça, que lhe parece uma ideia muito interessante”, anunciou o autarca do PSD, em conferência de imprensa.

A construção de um hotel de cinco estrelas na ala nascente do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça tem sido reivindicada pela câmara. Porém, segundo o autarca, para captar o interesse de investidores privados “é necessário avançar com o concurso que defina os parâmetros mínimos de exigência adequados” ao edifício classificado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Património da Humanidade.

A garantia foi dada pelo secretário de Estado numa reunião em que, de acordo com o autarca, “ficaram abertos os canais” para que a câmara “possa seguir o andamento do processo”, em que tanto o município como o Estado “vão exigir os mais altos critérios de exigência para a salvaguarda do património”.

O lançamento do concurso é, referiu Paulo Inácio, essencial para “definir qual a área de ocupação e o número de quartos”, para que “a UNESCO se possa pronunciar favoravelmente”. Por outro lado, é também importante para "o concurso para a concessão à iniciativa privada não fique deserto”, afirmou.

A câmara está igualmente a tentar conseguir junto do Governo “garantias de que haverá acesso a fundos comunitários” para a construção do hotel, que se pretende que venha a ser explorado por um grupo hoteleiro mediante o pagamento de uma renda ao Estado.

Se for aprovado pela UNESCO, o hotel no mosteiro será a primeira unidade de cinco estrelas do concelho, onde existem dois hotéis de quatro estrelas e três de três estrelas.

Segundo Paulo Inácio, o concelho tem ainda aprovada mais uma candidatura de um hotel de quatro estrelas para a freguesia da Cela e um pedido de aprovação para um outro na freguesia de Alfeizerão.

Sugerir correcção
Comentar