Junta de Freguesia de Arroios lança canal de televisão que até terá aulas de mandarim

A Arroios TV pretende criar uma melhor relação de comunicação com a população e também vai incluir um festival de cinema.

Foto
Dar mais informação aos fregueses é o objectivo da junta de Arroios Daniel Rocha

A nova plataforma de comunicação da Junta de Freguesia de Arroios, o canal Arroios TV, arranca esta quinta-feira com uma emissão em directo às 10h no Largo do Intendente. São cerca de 48 mil euros investidos neste novo projecto que tem como objectivo “dar a conhecer a freguesia no seu todo e promover a inclusão”, explica a presidente da junta, Margarida Martins, na sessão de apresentação realizada esta quarta-feira, no Pólo dos Anjos.

“Esta televisão é uma causa”, afirma Margarida Martins, referindo que o canal permitirá divulgar “uma freguesia com muita história e valor arquitectónico” e ajudar na resolução de problemas. A freguesia de Arroios acolhe numa extensão de 2,3 quilómetros pessoas de 79 nacionalidades. “A multinacionalidade dá muita riqueza à cultura”, diz a presidente da junta, acrescentando que “estas disparidades são importantes e é preciso sensibilizar a sociedade para a inclusão”.

A programação do canal será diversificada: haverá programas para crianças, perguntas e respostas com a presidente, aulas semanais de mandarim, filmes para divulgar o comércio local, um programa de gastronomia e dicas de cidadania e protecção civil. Apesar de as reuniões da Assembleia de Freguesia serem abertas à população, a equipa espera conseguir transmiti-las em directo no canal de forma “a promover uma cidadania activa e a receber críticas construtivas”, refere Margarida Martins. O orçamento para o projecto da Arroios TV ronda os 48 mil euros: 35 mil para a aquisição de equipamentos como câmaras de filmar e computadores, 10 mil para o estúdio, localizado no Pólo da Junta dos Anjos, e 2350 euros para a anuidade do canal MEO.

Não há uma equipa própria para a Arroios TV, esta será composta por pessoas que trabalham simultaneamente noutros projectos e se voluntariaram para ajudar. Muitos deles são jovens em estágio profissional e formam “uma equipa pequena mas consistente”, nas palavras de Margarida Martins. A transmissão do canal será feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e haverá repetições aos fins-de-semana. A Arroios TV será inicialmente transmitida nos pólos que a junta tem na freguesia mas em breve será alargada a outros locais, como os mercados. A transmissão pode ser vista no canal Meo 5050 ou em www.kanal.pt/5050.

O canal Arroios TV pretende reforçar a sua componente internacional ao incorporar o projecto de cinema Arroios Film Festival 2016, que decorrerá de 1 a 8 de Julho do próximo ano e cujo mote será a inclusão nas suas mais variadas formas. “Iremos conciliar a multiculturalidade e o cinema”, refere o responsável pelo evento, Francisco Gamito, revelando que esperam conseguir trazer a Portugal a mais jovem laureada do Prémio Nobel da Paz, Malala Yousafzai e o realizador iraniano Reza Hajipour. Os filmes submetidos deverão ser curtas-metragens, com a duração máxima de 30 minutos nos géneros de ficção, documentário ou animação e têm de ter sido realizadas depois do ano 2000. O melhor filme em competição receberá o prémio Best Film Arroios Fest Award, no valor de 3000 euros e os três outros prémios, no valor de 1500 euros, serão entregues ao melhor filme de cada um dos géneros a concurso. Ainda não se sabe o valor exacto do financiamento do projecto nem o local em que decorrerá, sendo que o cenário mais plausível é um dos cinemas da freguesia.

Orçamento participativo
Um dos conteúdos transmitidos na Arroios TV está relacionado com o orçamento participativo da freguesia, uma iniciativa em que os fregueses ajudam a definir as prioridades de investimento dos recursos e sugerem propostas que seguem para votação. A fase de votação da primeira edição do orçamento participativo já está concluída e “as dez propostas finais serão implementadas até ao final de Dezembro”, refere a responsável pela iniciativa, Márcia Bernardo. O valor máximo a investir em cada iniciativa é de 5000 euros e qualquer pessoa pode apresentar propostas, mas só os eleitores da freguesia de Arroios podem votar nelas. O projecto mais votado é “informação complementar no âmbito da toponímia”, em que se pretende associar uma imagem ou uma frase aos nomes das ruas de Arroios. Existem outras iniciativas como um projecto de arte urbana, recolha de óleo e lâmpadas, colocação de cinzeiros pela freguesia, campanha informativa sobre a praga dos pombos ou um parque de estacionamento para bicicletas. De acordo com Márcia Bernardo, as transmissões sobre o orçamento participativo na Arroios TV vão permitir “educar e dar a conhecer aos habitantes esta iniciativa” e possibilitar uma melhoria da qualidade de vida na freguesia. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Ler 1 comentários