“Toma lá o teu cocó!” é a nova campanha da Junta de Benfica

Humorista Nuno Markl protagoniza vídeo promocional contra um dos problemas crónicos de Lisboa: fezes de cão na via pública.

Junta de Benfica lança campanha "Toma lá o teu cocó!"

Uma espécie de espião à procura dos donos de cães que deixam os “cocós” dos seus animais na rua. É este o papel que o comediante Nuno Markl interpreta na campanha promovida pela Junta de Freguesia de Benfica, em Lisboa, apresentada nesta terça-feira com o slogan “Toma lá o teu cocó!”. Não é uma partida de Carnaval: o objectivo é mudar comportamentos para ter ruas mais limpas.

O flagelo não está circunscrito às ruas de Benfica, é visível um pouco por toda a cidade – e até por todo o país. “Achámos que tínhamos de fazer algo que sensibilizasse as pessoas para apanharem o cocó dos seus cães”, diz a presidente da junta de Benfica, Inês Drummond. “O objectivo é chamar a atenção através do humor, deixar as pessoas a pensar um bocadinho no assunto”, explica.

A passagem do pelouro da higiene urbana da câmara para as juntas, que vai ocorrer ainda este mês, foi outro factor a pesar na balança. A limpeza das ruas passa a estar a cargo das juntas e estas prometem apertar a fiscalização sobre o cumprimento do regulamento municipal, que responsabiliza os acompanhantes de animais pela limpeza e remoção dos dejectos por eles produzidos. Neste processo de transferência, as juntas deverão ser dotadas de equipamentos para combater o problema, nomeadamente um “motocão” (uma motorizada com mecanismo de sucção para excrementos).

No vídeo, o protagonista pisa várias vezes dejectos de cão e, depois de procurar possíveis “culpados”, entrega-lhes as fezes devidamente embrulhadas em sacos de plástico, dentro de pequenas caixas-presente. A campanha já foi “apadrinhada” pela Câmara de Lisboa, que pretende usar a ideia para a cidade inteira, segundo Inês Drummond.  

A junta de freguesia vai também às escolas em busca dos “pequenos activistas”. “Queremos sair à rua com as crianças para elas ajudarem a limpar os dejectos caninos, de forma que sensibilizem os pais, em casa”, diz a autarca.

Para 15 de Março está marcada uma iniciativa na Mata de Benfica que visa sensibilizar os munícipes para necessidade de vacinarem os cães, e também divulgar o cheque-veterinário lançado recentemente pela Ordem dos Médicos Veterinários. “Estamos também a criar um banco de alimentos para os animais”, acrescenta Inês Drummond.

Sugerir correcção
Comentar