Jovens e idosos trocam saberes e afectos pelo correio

Dezenas de estudantes do Colégio de Albergaria estão a corresponder-se com cidadãos seniores do concelho. São duas gerações distintas a comunicar através do mesmo meio.

Foto
Fernando Veludo/nfactos

Lembra-se da moda dos pen friends? O fenómeno não é assim tão antigo, remonta aos anos 80, mas, numa era marcada pelas mensagens instantâneas de telemóvel, e-mail e redes sociais, a ideia de trocar correspondência com um amigo por correio parece ser uma realidade bem longínqua. Em Albergaria-a-Velha, na região de Aveiro, cerca de 50 crianças e jovens estão a recuperar a moda que marcou a geração dos seus pais. Com uma grande diferença: os destinatários das suas cartas não são outros jovens, mas sim idosos do mesmo município. Dentro do envelope, tentam colocar algum conforto e consolo.

O projecto é iniciativa do Colégio de Albergaria e pretende fomentar a comunicação intergeracional, a troca de saberes, de afectos, o respeito e a valorização de cada geração. E, tanto ou mais importante que tudo isso, tenta não deixar cair no esquecimento a alegria de receber uma carta na caixa do correio.

“Muitas destas crianças ou jovens nunca tinham tido a experiência de receber uma carta em seu nome. A correspondência que conheciam eram as contas para pagar, destinadas aos seus pais”, relata Cláudia Sequeira, psicóloga do Colégio de Albergaria, responsável por este projecto. Os mais novos passam, assim, a conhecer uma forma de comunicação quase em extinção, enquanto os seus correspondentes, os mais velhos, recordam com saudade uma sensação de outros tempos.

“Normalmente, as primeiras cartas servem para que sejam feitas as apresentações, de cada uma das partes, para falar sobre os motivos que os levam a participar no projecto”, revela Cláudia Sequeira, acrescentando que “é nas cartas seguintes que os temas de conversa vão surgindo”. E que temas são esses? “Os mais velhos dão sempre muitos conselhos para que os mais novos estudem, também deixam alguns desabafos, mas acabam sempre com mensagens muito positivas”, desvenda a responsável pelo projecto.

Por vezes, através do correio, trocam-se também pequenas lembranças e mimos. “Já tivemos casos em que na carta vem também um rebuçado ou um lencinho bordado”, refere ainda Cláudia Sequeira.

A troca de correspondência arrancou já no ano lectivo anterior, envolvendo os utentes do Centro de Dia da Ribeira de Fráguas (Cediara) e os alunos de duas turmas (uma do 4.º ano e outra do 6.º ano). Este ano, o projecto, designado “Gerações com Vida”, foi retomado e está a mobilizar mais de 50 alunos (dos 4.º e 5.º anos). E por força do sucesso já alcançado, a experiência acaba de ser alargada também a idosos não institucionalizados, através de um novo projecto, intitulado “Gerações que comunicam”. 

“Através do grupo de voluntariado do Colégio de Albergaria, que participa no programa YoungVolunTeam, decidimos alargar a troca de correspondência a idosos que não estão em instituições, mas que estão sinalizados pela câmara municipal de Albergaria-a-Velha”, explica a coordenadora do projecto. Neste caso em concreto, o grupo de participantes ainda não está encerrado, podendo ser alargado à medida que vão aparecendo mais seniores interessados.

Sugerir correcção
Comentar