Jovem morre em carrossel nas festas do Senhor de Matosinhos

Acidente ainda por explicar. Nome e donos do equipamento são os mesmos da máquina que foi palco de outro acidente em 2009. PSP investiga o caso.

Fotogaleria
O carrossel onde o jovem morreu Nfactos/Ricardo Castelo
Fotogaleria
Nfactos/Ricardo Castelo
Fotogaleria
Nfactos/Ricardo Castelo
Fotogaleria
Este mesmo carrossel foi palco de um acidente em 2009 Paulo Ricca

Um jovem de 17 anos morreu neste domingo depois de um acidente num carrossel no dia de encerramento das festas do Senhor de Matosinhos.

Embora os contornos do acidente ainda não estejam completamente esclarecidos, o jovem terá sido projectado depois de bater contra um candeeiro que estava à volta do carrossel. Ao que o PÚBLICO apurou, todas as cadeiras estavam presas à estrutura da máquina de diversões. No entanto, um dos candeeiros em torno do carrossel encontrava-se sem os globos de iluminação, que estavam caídos cerca de um metro mais à frente.

O comandante dos bombeiros de Leixões, Pedro Taboada, diz haver duas versões para o acidente. Uma é a de que uma cadeira foi projectada, embora “todas elas pareçam estar presas à máquina”.  De acordo com a mesma fonte há outra hipótese em aberto. Ainda que não o consiga confirmar, adianta que há relatos de que o acidente foi causado “por uma brincadeira”, quando o grupo tentava tocar no poste de iluminação contra o qual o jovem terá embatido. Depois de bater no poste, terá sido projectado “cerca de 10 metros”. 

Fontes da PSP, presentes no local, adiantam que as testemunhas seguiram para a esquadra de Matosinhos para serem ouvidas. Até à hora de actualização desta notícia, o Comando Distrital da PSP do Porto ainda não tinha uma versão oficial, depois de terem sido feitas perícias técnicas no local do acidente. O proprietário do carrossel não quis prestar declarações. Apenas adiantou estar “chocado” com a situação.

O alerta para as autoridades foi dado às 16h33. Os bombeiros e o INEM, que chegaram na mesma altura ao local, encontraram o jovem em paragem cardio-respiratória e conseguiram reanimá-lo, contou Pedro Taboada. O jovem acabou por morrer já no hospital.

Este carrossel tem o mesmo nome (Matter Horn) e os mesmos proprietários da máquina que em 2009 foi palco de outro acidente, que provocou oito feridos, quando cadeiras se soltaram, também na festa do Senhor de Matosinhos.

O vereador da Cultura de Matosinhos, Fernando Rocha, afirmou que a autarquia irá ter "especial cuidado com esta máquina", visto que ao acidente de 2009 se soma agora este caso mortal. Lamentou a morte do jovem e esclareceu que "todos os equipamentos de diversão mecânica instalados na romaria do Senhor de Matosinhos estão devidamente licenciados pelas autoridades competentes".

Sugerir correcção
Ler 3 comentários