Intercâmbio académico entre Norte de Portugal e Galiza supera as 100 candidaturas

Face à adesão, foi decidido abrir uma segunda fase de candidaturas para Novembro de 2014.

Foto
Aveiro e Porto tiveram melhor pontuação, mas houve universidades de outros países que melhoraram mais Paulo Pimenta

O programa de intercâmbio entre as universidades de Norte de Portugal e da Galiza, IACOBUS, destinado a investigadores, professores universitários, mestres e doutorados, ultrapassou as 100 candidaturas, adesão que motivou a abertura de uma segunda fase para Novembro.

Em comunicado, é anunciado que já terminaram as inscrições para esta primeira fase do programa e que “pelos dados provisórios já apurados o número de inscritos ultrapassou todas as melhores expectativas, com mais de uma centena de candidaturas”.

“Tendo em conta a enorme adesão, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial - Galiza Norte de Portugal decidiu abrir uma segunda fase de candidaturas para Novembro de 2014”, acrescenta.

Assim, os candidatos que não foram admitidos na primeira fase por falta de vagas ou aqueles que se quiserem candidatar pela primeira vez poderão fazê-lo.

Este intercâmbio que abrange 11 instituições de ensino, “uma espécie de Erasmus para docentes e investigadores das duas regiões”, arranca no ano lectivo de 2014/2015, tendo para esta primeira fase sido destinados 150 mil euros de apoios.

“É um projecto pioneiro na União Europeia que permitirá a mobilidade de pessoal docente, investigadores e administrativos com o objectivo de fomentar o intercâmbio de experiências, a investigação conjunta, a divulgação científica e a transferência de conhecimentos principalmente ao tecido produtivo da euro-região”, refere.

Em Abril, aquando da assinatura do protocolo de cooperação cultural, científica e pedagógica entre as instituições de ensino superior da Galiza e do Norte de Portugal – onde está incluído o IACOBUS – o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, adiantou que o ano "forte" de arranque será 2016 pois "para já este programa vai beneficiar de verbas sobrantes do actual quadro comunitário", absorvendo cerca de 400 mil euros.

Mais tarde, de acordo com Emídio Gomes, o IACOBUS vai "estar centrado no quadro comunitário 2014/20 no âmbito do programa de cooperação transfronteiriço".

As instituições abrangidas por este programa são as três universidades galegas (Vigo, Santiago de Compostela e Corunha), as universidades do Norte de Portugal (Universidade Católica do Porto, Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e os Institutos Politécnicos do Porto, Viana do Castelo, Bragança e do Ave.

Sugerir correcção
Comentar