Incêndio atinge uma embarcação turística na Ribeira

Um incêndio ocorreu esta tarde num barco turístico atracado na Ribeira do Porto.

Foto
Manuel Roberto

Por volta das 16h desta quarta-feira foi dado um alerta de fogo numa embarcação turística da empresa Rota do Douro. O barco não tinha quaisquer pessoas no interior e segundo um oficial adjunto da capitania do Porto, José Matias, o fogo começou no interior de uma arrecadação que ficava perto de duas arcas frigoríficas na cozinha.

O fogo foi controlado por volta das 18h e ainda é desconhecida a origem do mesmo. “Neste momento, estamos a proceder à extracção de fumos do interior, para uma outra equipa entrar no local e averiguar os estragos”, afirmou o oficial.

O fumo foi o maior inimigo dos Bombeiros Sapadores do Porto que, até o fogo estar controlado, tiveram dificuldades em entrar no interior da embarcação. Alguns elementos saíam com os olhos vermelhos e a necessitar de garrafas de água. A Polícia Municipal e Marítima também estavam no local de forma a assegurar a segurança dos transeuntes na Ribeira.

Emanuel Maia e “Gastão”, também conhecido como Lobo do Mar na Ribeira, foram os primeiros a entrar na embarcação, depois de verificarem que estava a sair fumo das frechas do barco. “A primeira coisa que fiz foi verificar se tinha pessoas e pedi ajuda para tirar as garrafas de gás que havia lá dentro”, referiu Emanuel. Ambos abriram as portas laterais da proa para que o fumo dispersasse.

Emanuel Maia trabalha noutra embarcação turística na Ribeira e, mal viu o aparato do fumo, pegou no pequeno extintor que tinha com receio de que pudesse estar alguém no interior. Assim que perceberam que a situação estava incontrolável, alertaram as autoridades.

A embarcação estava atracada na Ribeira e, segundo Emanuel, tinha realizado um serviço de manhã, integrado nos três que geralmente efectua por dia. “Normalmente consegue levar cerca de 100 a 200 pessoas a bordo”, esclarece Emanuel Maia.

Quando o fogo deflagrou, os responsáveis da embarcação Vale do Douro não estavam no local mas chegaram rapidamente depois do alerta. Não foi possível averiguar junto dos mesmos a dimensão dos estragos ou mais informações adicionais acerca do incêndio.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar