Um homem de 40 anos ficou queimado com gravidade na sequência de um incêndio que deflagrou, na manhã deste domingo, num dos quartos da Casa de Saúde do Bom Jesus, em Braga.
A unidade dedicada ao tratamento de doenças mentais teve que ser parcialmente evacuada, mas as chamas foram controladas rapidamente pelos próprios funcionários da instituição. Um segundo utente e dois funcionários tiveram também que receber assistência hospitalar devido à inalação de fumo.
Segundo fonte dos bombeiros Sapadores de Braga, o incêndio deflagrou cerca das 7h20 da manhã, num dos quartos da instituição, tento aparentemente começado num colchão da cama de um utente. Quando os bombeiros chegaram ao local (acompanhados pelos voluntários de Braga e de Amares) as chamas já estavam controladas. Os 30 homens que intervieram ajudaram depois a evacuar os cerca de 70 utentes que ainda estavam na ala onde começaram as chamas, para um outro espaço da Casa de Saúde.
A única vítima com gravidade foi o homem no quarto do qual começou o incêndio. Os outros três feridos que também foram transportados para o Hospital de Braga, foram vítimas da inalação do fumo que rapidamente se espalhou pelas instalações da unidade de tratamento de doentes mentais. Também um bombeiro ficou ferido mas foi assistido no local.
A Casa de Saúde do Bom Jesus é frequentada por cerca de 300 pessoas, prestando serviço na área psiquiatria, psicogeriatria, deficiência mental, toxicodependência, alcoolismo e reabilitação/integração social. A instituição pertence à congregação das irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, uma ordem religiosa que em Portugal tem unidades de saúde e de apoio social em Braga, Guarda, Condeixa-a-Nova, Assumar e Lisboa, Ponta Delgada, Angra do Heroismo, S. Roque e S. Gonçalo (ambas na Madeira).
Notícia substituída às 11h59

Comentar