Câmara do Porto marca implosão da torre 4 do Aleixo para 12 de Abril

Esta será a segunda das cinco torres do bairro municipal a ser demolida, depois de uma primeira operação, em Dezembro de 2011.

Foto

A Câmara do Porto já emitiu a obrigatória "declaração de situação de alerta", no âmbito do processo de demolição da torre 4, do Bairro do Aleixo. A data apontada para a implosão do edifício, que tem vindo a ser desmantelado nas últimas semanas, é 12 de Abril.

À semelhança do que aconteceu aquando da implosão da torre 5, em Dezembro de 2011, a operação vai obrigar à evacuação do bairro camarário e de algumas ruas adjacentes. 

A declaração de alerta, assinada pelo presidente da autarquia, Rui Rio, nesta quarta-feira, é válida entre as 8h30 e as 12h30 do dia 12 de Abril, mas poderá ser prorrogada, caso haja necessidade.

O documento, disponível no site da câmara, especifica que, durante esse período, haverá "evacuação total" das torres 2 e 3 do bairro, das residências e estabelecimentos comerciais da Rua da Mocidade de Arrábida, entre os números 1 e 280, inclusive, da habitação com o número 96, na Rua do Aleixo, de um estabelecimento comercial/armazém, no número 41 da Rua Carvalho Barbosa, do café no Mercado do Aleixo, no interior do bairro, e de "outras estruturas físicas que possam albergar pessoas e que se encontrem dentro do perímetro de segurança" da operação.

O perímetro será delimitado na intersecção da Rua Carvalho Barbosa com a Rua do Progresso e a Rua da Arrábida (a norte), entre a Rua da Mocidade da Arrábida e a Calçada do Ouro (a sul), na Rua da Mocidade de Arrábida  do n.º 1 ao 280 (a nascente) e na intersecção da Rua Carvalho Barbosa com a Rua do Aleixo (a poente).

Aquando da primeira demolição, Rui Rio manifestou a vontade de implodir as cinco torres do bairro até ao final do seu mandato, mas, entretanto, admitiu que não conseguiria deitar abaixo mais do que uma ou duas torres.

O bairro será arrasado e o terreno deverá ser ocupado por um novo empreendimento.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar